ANS promove a segunda oficina QUALISS Indicadores
17/05/2013

Nesta quinta-feira, 16/05/2013, a Agência Nacional de Saúde Suplementar promoveu a segunda oficina do programa QUALISS - Módulo Indicadores Hospitalares / Estágio Avaliação Controlada para representantes e gestores de qualidade de 35 hospitais voluntários. O evento foi realizado no Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro e contou na abertura com as participações do Gerente de Relações com Prestadores de Serviços da ANS, Carlos Figueiredo e da Coordenadora de Qualidade da ANS, Raquel Lisbôa.

O objetivo do encontro foi apresentar ao público presente o andamento e os resultados do programa, conhecer as experiências dos hospitais participantes e identificar os ajustes dos indicadores. As apresentações de casos ficaram a cargo do Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Santa Catarina, Centro Integrado de Atenção à Saúde (CIAS – Unimed Vitória), Hospital de Base de São Jose do Rio Preto (FUNFARME), Hospital São Rafael e o Hospital da UNIMED de Sorocaba.

“É essencial aprofundar o conhecimento dos participantes para que estes estejam aptos a disseminar em sua instituição o conhecimento adquirido. As mudanças internas no processo de trabalho também são importantes para a qualidade da informação e o sucesso do projeto”, disse Carlos Figueiredo. Segundo ele, os próximos pontos a serem discutidos serão: definição das metas dos indicadores, definição dos indicadores que serão generalizados, pontuação, ponderação, além da metodologia de divulgação pública.

O Estágio de Avaliação Controlada do QUALISS corresponde à fase de testes dos indicadores de qualidade dos hospitais privados de várias regiões do país, que vai de janeiro a junho deste ano, e já inclui 66 participantes. A análise está sendo feita a partir de indicadores das áreas de segurança, efetividade, eficiência, acesso, equidade e centralidade no paciente. Até o momento foram coletados três ciclos de avaliação dos indicadores (competências janeiro, fevereiro e março).

O objetivo é que, a partir de julho, a avaliação seja obrigatória para hospitais das redes próprias das operadoras de planos de saúde e opcional para os demais estabelecimentos. Aqueles que apresentarem um bom desempenho receberão a autorização da ANS para divulgar que participam do QUALISS, identificado pela letra "Q", que deverá ficar abaixo do nome do hospital na lista de prestadores que fazem parte dos livros e portais das operadoras.

Criado como um instrumento capaz de analisar o desempenho dos prestadores de serviço na saúde suplementar, o QUALISS foi elaborado através da seleção de indicadores que tenham validade, comparabilidade e ajudem na diferenciação das organizações avaliadas. A ideia é oferecer ao consumidor maior capacidade de escolha de seu plano de saúde, já que poderá avaliar a qualidade da rede associada a cada produto disponível no mercado, mudando o foco do preço para a qualidade do serviço prestado.

 

20130516IIQUALISS MesaGerente de Relações com Prestadores de Serviços, Carlos Figueiredo
e a Coordenadora de Qualidade, Raquel Lisbôa

 

20130516IIQUALISS Publico

Participaram do evento representantes e gestores de qualidade de 35 hospitais voluntários
 
Fonte: ANS




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP