Odontoprev e Banco do Brasil criam companhia
Por Adriana Meyge | De São Paulo
13/06/2013

Após três anos de negociações, a Odontoprev e o Banco do Brasil criaram ontem a joint venture Brasildental. A empresa vai vender planos odontológicos com a marca BB Dental com exclusividade na rede do banco. A operação ainda depende da aprovação de órgãos reguladores.

Com a nova empresa, a Odontoprev espera ampliar sua distribuição a pequenas e médias empresas e pessoas físicas, diz o presidente da operadora, Randal Zanetti. Hoje, 85% da carteira da companhia é de grandes empresas, mas esse percentual vem diminuindo, principalmente devido ao avanço no segmento de pequenas e médias, que cresceu 43% em 2012.

A Odontoprev já tem exclusividade de venda de planos nos canais do Bradesco, acionista da companhia, que tem 65 milhões de clientes. Agora, a operadora terá acesso aos 60 milhões de clientes do BB. Zanetti não informa projeções para a Brasildental, mas vê "um potencial comparável ao do Bradesco", que conta com 2,5 milhões de clientes no plano dental.

Segundo Zanetti, a Odontoprev se beneficiará com a diluição de seus custos administrativos ao longo do tempo, em decorrência do crescimento da Brasildental, que, de seu lado, será favorecida desde o primeiro dia com as escalas e custos reduzidos da operadora.

O Banco do Brasil será responsável pelas áreas comerciais e de marketing da Brasildental, e a Odontoprev ficará com a gestão operacional. A diretoria será formada por um presidente, indicado pela Brasil Seguridade; um diretor financeiro, indicado pela Odontoprev; e um diretor técnico, definido em consenso. Os nomes não foram escolhidos.

A Odontoprev controla a empresa, com 50,01% das ações ordinárias, equivalente à 25% do capital total. A BB Seguros detém os 49,99% restantes das ONs e 100% das ações preferenciais, representando fatia de 75% do capital total. Se o BB tivesse a maior parte do capital votante, a exigência de licitações públicas para compras poderia ser um entrave à empresa.

O acordo inicial, anunciado em 2010, previa uma participação do BB no capital da Odontoprev, o que não ocorreu. "Esse mecanismo era por demais complexo e trazia inseguranças de lado a lado", diz.

A Odontoprev passou a oferecer planos dentários para os funcionários do BB no fim de 2010, como parte do acordo. A carteira será transferida para a Brasil Dental. (Colaborou Marina Falcão)







Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP