Com um crescimento médio anual de 5% entre 2010 e 2015, o Brasil tornou-se o segundo maior mercado de implantes dentários em volume de procedimentos no mundo, apenas atrás dos Estados Unidos - o que vem atraindo investidores.
As duas maiores empresas brasileiras de implantes já foram adquiridas por investidores nos últimos anos. A líder do setor, a Neodent, foi comprada pela empresa suiça Straumann por R$ 1,2 bilhão e a S.I.N. teve o controle adquirido pela gestora argentina de private equity Southern Cross Group's em 2009.
Agora, a terceira do setor, a Implacil De Bortoli, que sempre resistiu às ofertas que lhe bateram à porta começa a analisar a possibilidade de ter um sócio minoritário que esteja disposto a colocar dinheiro na expansão da empresa. "Somos a terceira maior empresa do setor. Sempre fomos mais voltamos à área acadêmica, começamos desenvolvendo implantes para alunos e dentistas dos cursos de especialização de implantes", afirma Nilton De Bortoli Junior, filho do fundador da Implacil.
Somente em 2012, a empresa iniciou um processo de profissionalização com a contratação de um CEO, Aluízio do Canto Junior. "Foi a melhor coisa que fiz, a empresa cresceu quatro vezes e pude me dedicar ao consultório e às aulas", disse De Bortoli Junior. O faturamento da Implacil é de cerca de R$ 40 milhões por ano.
Fundada em 1972, a Implacil De Bortoli chamou atenção após a publicação, em 2012, de um artigo científico do professor italiano Adriano Piatelli, da Universidade de Chieti, na Itália - considerado o papa da implantodontia. Neste artigo, Piatelli destaca o produto da Implacil - pesquisas mostraram que o seu índice de ósseo integração (integração entre o implante e a gengiva) é de 92,7%. A média do mercado é metade desse percentual.
A líder Neodent está analisando novas aquisições, segundo Matthias Schupp, CEO da companhia. O foco, no entanto, é o crescimento orgânico. A líder do setor acaba de concluir um centro de logística e ampliação de sua fábrica no Paraná com investimento de R$ 60 milhões e em janeiro inicia uma nova etapa de expansão com outro investimento de R$ 60 milhões. A fábrica brasileira da Neodent produz 1,9 milhão de implantes, sendo que 1,3 milhão são destinados ao mercado interno, 500 mil à exportação e 100 mil ficam em estoque. O mercado nacional movimenta entre 2,2 milhões e 3 milhões de implantes dentários.