Grandes grupos têm novas estratégias de aproximação
05/10/2017
Grandes empresas como Totvs, Grupo Pão de Açucar e Oracle criaram, este ano, novas iniciativas de aproximação com startups. Na semana passada, a Totvs, da área de tecnologia, anunciou o iDEXO, um instituto sem fins lucrativos que pretende conectar empreendedores a corporações, na busca de soluções de negócios. A ideia é disponibilizar infraestrutura e sessões de mentoria, com a possibilidade de investimento externo.

O espaço, de 1,3 mil metros quadrados, fica na sede da Totvs, no bairro da Casa Verde, em São Paulo. Há estações de trabalho individuais, mesas compartilhadas e salas para reuniões, com capacidade para receber 40 startups. Uma máquina de fliperama e uma mesa de sinuca completam o ambiente.

Para participar da iniciativa, as empresas passam por seleções que acontecem três vezes ao ano. A primeira chamada deve ser realizada em novembro. As ideias escolhidas para solucionar um problema divulgado no edital ingressam em um programa de incentivo, com duração de três meses. No final, os empresários apresentam seus projetos para uma banca e podem receber investimentos de organizações parceiras para continuarem os negócios de forma independente. A metodologia é da Hyper Island, instituição sueca que dá consultorias sobre inovação digital.

Além da Totvs, o Banco ABC e a Soluti, especializada em certificação digital, darão aos negócios as primeiras conexões com o mercado corporativo. A ideia é criar um programa de incentivo ao empreendedorismo, afirma Laércio Cosentino, CEO da Totvs. O governo de Ontário, no Canadá, e a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) são parceiros no projeto.

Em agosto, o Grupo Pão de Açúcar realizou seu primeiro "pitch day" para startups. O concurso recebeu cerca de 100 inscrições, oito foram selecionadas e três saíram vencedoras, afirma Illan Israel, gerente de inovação do GPA.

A Oracle trouxe para o país, em abril, o Startup Cloud Accelerator. A ação foi lançada pela multinacional de tecnologia na Índia, no ano passado. Segundo Fernando Lemos, vice-presidente de inovação para a América Latina, o programa oferece orientação de especialistas, acesso a clientes da marca e soluções de computação em nuvem, além de contatos com uma rede global de startups, em seis países.
Fonte: Valor




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP