Inovações para descomplicar o dia a dia
27/10/2017
Novas plataformas tecnológicas oferecem soluções que facilitam os processos do dia a dia, por exemplo, dispensar o uso de cartões físicos como meio de pagamento

As soluções digitais como o IoT, sigla em inglês para Internet das Coisas, evoluem em alta velocidade e transformam as relações cotidianas. Estamos preparados para a experiência digital ou seria essa uma realidade assustadora? De acordo com especialistas, o Brasil apresenta um cenário muito promissor em relação às soluções tecnológicas.

No ambiente digital nacional, as empresas já passaram da fase do conhecimento e pensam agora no desenvolvimento de projetos-piloto para testar e implementar novas tecnologias. “Quando falamos em IoT, várias peças precisam se mover simultaneamente. O primeiro ponto a se pensar é que há, de um lado, as empresas que compram tecnologia. Esse sistema deve ser oferecido pelas empresas que, de outro lado, ofertam desde o sensor até o modo de conectividade”, diz Marcia Ogawa, sócia-líder para o atendimento à indústria de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte no Brasil.
Além das questões de oferta e demanda vivenciadas pelas companhias, existem também as questões relacionadas aos órgãos reguladores e ao Governo Federal, que estão promovendo fortemente a tecnologia no país. Segundo Marcia, o Brasil também tem caminhado bem no que diz respeito ao financiamento para inovação, além de avançar na formação de mão de obra com as universidades, centros de pesquisa e formação de tecnólogos.  Quanto à infraestrutura de comunicação de dados, a banda larga começa a cobrir esse gargalo. “Vejo a euforia acerca do tema do IoT no Brasil de forma muito positiva, pois estamos promovendo a inclusão digital, a absorção de novas tecnologias e a inserção das empresas do país nas cadeias globais, de forma coordenada e organizada. Quanto mais rápido o país incorporar essa nova tecnologia, mais rapidamente veremos os benefícios estendidos a nossa sociedade e a nossa economia. Precisamos destacar a questão da democratização do hardware, do software e dos aplicativos”, completa.

Inovações como o IoT abrem leques de possibilidades e oportunidades às empresas e consumidores finais. As mudanças que vêm acontecendo, sejam no cenário econômico, da tecnologia ou dos clientes, estão impactando a forma de se fazer negócios. Há uma tendência de digitalização dos serviços, uma mudança significativa de modelos em que hoje temos a automatização de pagamentos, experiências de mobilidade com o uso de sensores e canais integrados. “Estamos vivenciando um processo disruptivo que desafia e remodela os modelos tradicionais de negócio, proporcionando maior produtividade e visão centrada no cliente. Os novos ecossistemas que estão se formando, e de maneira acelerada, sofrem influência direta das diversas tecnologias emergentes disponíveis, como IoT, Inteligência Artificial, Mobilidade, entre outras. Nesse cenário, muitas empresas enfrentam diversos desafios para transformação digital, como, por exemplo, a criação de uma cultura digital que desafie o status quo e promova inovação contínua utilizando tais tecnologias”, comenta Jefferson Denti, diretor de Analytics da Deloitte.

Quando falamos no consumo de soluções digitais, a barreira cultural esbarra principalmente em questões relacionadas à privacidade e à segurança de informação – questões que, certamente, demandam atenção especial. Hoje, porém, existem tecnologias muito avançadas para combater fraudes. A empresa Alelo, por exemplo, está lançando uma plataforma de pagamento digital voltada ao segmento de mobilidade urbana. A solução, chamada de Veloe, vai se desconectar do cartão físico, como conhecemos, passando a intensificar o uso de dispositivos móveis conectados a outros devices. Os clientes começarão a testar a plataforma já em 2018. “Temos exercitado há algum tempo a questão do IoT para pagamentos e para experiências de consumo de informação. Os meios de pagamento hoje não dependem mais de um único dispositivo – são onipresentes e podem ser acessados das mais diversas formas, o que representa mudança de comportamento. Se, de um lado, isso traz facilidade para o usuário, de outro, as empresas têm que ter robustez e oferecer segurança, se preparando fortemente para essa abertura que o IoT traz. A sociedade vem se adaptando, e estamos preparados para o que ela vai exigir”, finaliza Raul Moreira, presidente da Alelo.
Fonte: Valor




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