ANS: Operadoras podem aplicar pesquisa de satisfação com beneficiários
16/01/2018
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) elaborou a Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários que as operadoras de planos de saúde podem divulgar para seus clientes. As empresas têm até o dia 30 de abril de 2018 para aplicar, divulgar e informar à ANS os resultados da Pesquisa referente ao ano-base 2017. A participação é voluntária e pode ser feita para obter pontuação no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS, caso seja aplicada de acordo com as diretrizes previstas no documento técnico elaborado pela ANS. O documento está disponível aqui. 

O questionário busca verificar informações relacionadas à atenção à saúde e ao relacionamento com o beneficiário, que deve responder a três blocos de questões: Atenção à Saúde, Canais de Atendimento da Operadora e Avaliação Geral. As perguntas incluem, por exemplo, se o beneficiário foi atendido quando fez alguma reclamação, se recebeu algum tipo de comunicado esclarecendo sobre a necessidade de realização de consultas e exames preventivos, a frequência com que utilizou o plano, entre outras. 

Segundo o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Rodrigo Aguiar, “a pesquisa tem a finalidade de acompanhar a qualidade do setor, conhecendo de perto o grau de satisfação dos usuários de planos de saúde no país”. Ele explica ainda que a pesquisa foi desenvolvida pela ANS para ser realizada de forma padronizada pelas operadoras. “A metodologia aplicada permite que os resultados obtidos no questionário sejam comparáveis. A ideia é que seja possível criar uma série histórica de resultados”, afirma o diretor. 

A gerente-executiva de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade da ANS, Ana Paula Cavalcante, explica que os dados obtidos, além de comporem o IDSS, servirão de base para a agência conhecer os fatores relacionados à satisfação dos beneficiários. “Esperamos que os dados viabilizem a divulgação das melhores práticas de indução da qualidade do setor, estimulando operadoras que ainda não realizam tais ações”, pontua Ana Paula. 

No site da ANS há uma lista de perguntas frequentes a respeito da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde. Para fazer a consulta acesse: http://www.ans.gov.br/images/stories/Materiais_para_pesquisa/Perfil_setor/idss/faq_pesq_satisfacao_benef_dez_17.pdf 
Fonte: ANS




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