OMS inclui todo o Estado de SP como área de risco da febre amarela
17/01/2018
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta terça-feira (16) que passa a considerar todo o Estado de São Paulo como área de risco de transmissão da febre amarela.

"Desde dezembro de 2016, o Brasil está experimentando um aumento da atividade do vírus da febre amarela", informou a organização em seu site. "Um total de 777 casos humanos foram relatados, incluindo 261 mortos, em oito Estados (Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins), bem como no Distrito Federal".

Após a temporada de inverno de 2017 no hemisfério sul, observou-se novamente uma maior atividade do vírus. A partir de 8 de janeiro de 2018, a infecção foi confirmada em laboratório em 11 pacientes humanos, incluindo quatro que morreram, nos Estados de Minas Gerais (um caso fatal), o Rio de Janeiro (um caso), São Paulo (8 casos, incluindo dois fatais) e o Distrito Federal (um caso fatal). Ao mesmo tempo, diz a OMS, 92 casos humanos adicionais foram investigados para a infecção do vírus da febre amarela em 15 Estados (Bahia, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins), bem como no Distrito Federal.

Daí a iniciativa da organização de decretar o Estado paulista "área de risco". Consequentemente, a vacinação contra a febre amarela é recomendada para os viajantes internacionais que visitam qualquer área do Estado - antes, não havia essa recomendação. A vacinação deve ocorrer pelo menos 10 dias antes da viagem.

Antecipação

A mudança de status mexeu com os planos do governo de Geraldo Alckmin (PSDB), que resolveu antecipar a campanha emergencial de vacinação contra a doença no Estado. Em vez do dia 3 de fevereiro, doses fracionadas da vacina serão aplicadas a partir do dia 29 deste mês em 53 cidades paulistas que estão em áreas de risco.

Além de São Paulo, a OMS passou a considerar como áreas de risco de contaminação de febre amarela a porção norte do Rio de Janeiro, o sul da Bahia e todo o Espírito Santo.

Já estavam nessa lista todos os Estados do Norte e do Centro-Oeste, além de Maranhão, Minas Gerais, e partes dos Estados da região Sul, São Paulo, Bahia e Piauí.
Fonte: Valor




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP