Inova Saúde entrega primeiros hospitais de PPP em São Paulo
16/04/2018

Inova Saúde, empresa do Grupo Construcap, acaba de entregar os dois primeiros hospitais construídos por meio do novo modelo de Parceria Público-Privada (PPP) da Saúde no estado de São Paulo. Os hospitais de média e alta complexidade são referenciados, atendendo pacientes encaminhados por outros hospitais das regiões.

Inova Saúde é responsável por administrar todos os serviços não assistenciais dos hospitais, como o atendimento na recepção, segurança, alimentação e hotelaria, além de equipamentos médicos e materiais usados por médicos e enfermeiros, entre outros. Já o atendimento médico é realizado por Organizações Sociais de Saúde (OSSs), contratadas pelo Governo do Estado, que também são responsáveis pela direção dos hospitais.

“Os hospitais oferecem à população inovações tecnológicas e equipamentos de última geração que só estão disponíveis nos melhores hospitais particulares do País. Com certeza os hospitais serão referência para as regiões e um modelo a ser seguido em São Paulo e no Brasil”, diz Susana Pawletta, presidente da Inova Saúde.

Entre as inovações, os hospitais contam com um moderno sistema de controle e distribuição de medicamentos, implementado pela Inova Saúde. “A farmácia é totalmente automatizada. Os médicos e enfermeiros solicitam os medicamentos para cada paciente através de um sistema, um robô separa e distribui automaticamente e com exatidão o pedido, tudo fica registrado”, diz a médica Maria Cláudia Dalanese, diretora técnica da Inova Saúde. Com o sistema, a gestora espera zerar as perdas de medicamentos ocasionadas por fatores como erro humano e vencimento dos produtos.

As salas de cirurgia dispõem de instrumentos e equipamentos de última geração. Ao todo são 31 salas, 13 em Sorocaba e 18 em São José, totalmente preparadas para intervenções de média e alta complexidade. “Os médicos têm à disposição o que há de mais moderno no mercado. Toda essa tecnologia se traduz em qualidade e excelência no atendimento à população”, diz Maria Cláudia. Somados, os hospitais terão 440 leitos, 260 em Sorocaba e 180 em São José. Todos os processos foram definidos para o uso racional dos recursos. “Até os prontuários são informatizados, não há papel. Essa tecnologia só alguns poucos hospitais particulares têm, agora a população também poderá ter acesso a essas inovações pelo SUS”, diz a diretora.

Parceria Público-Privada

O novo modelo de PPP lançado pelo Governo do Estado em 2014 prevê uma parceria de empresas na gestão dos hospitais construídos. De um lado, a Inova Saúde ganhou a licitação para a construção e gestão dos serviços não assistenciais dos hospitais. Na outra ponta, OSSs serão responsáveis pelos atendimentos assistenciais. O modelo viabiliza o objetivo do Governo de prestar serviços com melhoria da eficiência e da excelência no atendimento à população.

Outros hospitais

Além dos novos hospitais de Sorocaba e São José, a Inova Saúde irá construir e administrar um novo hospital na cidade de São Paulo, voltado a saúde da mulher. Seguindo o mesmo modelo de PPP, o novo hospital terá 214 leitos e todas as inovações tecnológicas e de processos adotadas nos dois primeiros.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP