A Bosch, uma das principais fornecedoras de tecnologias de processamento e soluções de embalagens para medicamentos líquidos e sólidos voltados às indústrias farmacêutica e de biotecnologia, marca presença na FCE Pharma, que ocorrerá de 22 a 24 de maio no São Paulo Expo. Nesta edição, a empresa apresentará suas soluções para Indústria 4.0 que visam levar mais qualidade, produtividade e eficiência aos laboratórios, além de um equipamento para processamento de medicamentos sólidos e a plataforma online para consultas sobre peças de reposição.
A empresa é conhecida no segmento farmacêutico pelo seu amplo know-how em embalagem primária, bem como em tecnologias de processamento e de inspeção para diferentes campos de aplicação. A Bosch também disponibiliza ao mercado soluções para embalagem secundária com qualificação e validação, software track and trace, além de serviço técnico completo ao consumidor. Já na área de biotecnologia, o portfólio da empresa alemã conta com o desenvolvimento e especificação de sistemas e soluções completas para a produção de medicamentos. Entre os destaques da FCE Pharma estão:
Indústria 4.0
A Internet das Coisas está tornando o mundo cada vez mais conectado e a área industrial também precisa estar inserida nesta realidade. Assim, as soluções da Bosch para a Indústria 4.0 contribuem neste processo, tornando a produção fabril mais inteligente, segura, eficiente e adequada às exigências do mercado.
Neste sentido, a Bosch combina a sua experiência em softwares e processamentos para oferecer uma solução totalmente direcionada aos requisitos da Indústria Farmacêutica, que resultou no desenvolvimento do Pharma MES:SE, o qual os visitantes poderão conferir no estande da empresa durante o evento.
Esta novidade é uma edição inicial da solução de software para ambientes GMP (Good Manufacturing Practices ou Boas Práticas de Fabricação) que captura, armazena e visualiza os dados da máquina para que os mesmos sejam utilizados com mais assertividade em serviços remotos ou de manutenção preventiva. Com isso, os operadores têm maior tempo de reação em caso de desvios. Outro diferencial do Pharma MES:SE é auxiliar na análise e na melhoraria da eficácia geral do equipamento (OEE).
Processamento de sólidos
No evento, a Bosch também apresentará o Solidlab 2 – módulos para laboratórios que são direcionadas tanto para produção quanto para pesquisa e desenvolvimento (P&D). Com capacidade de processar lotes de 0,25 a 12 kg, esta solução baseia-se no uso eficiente de equipamentos periféricos, sistemas de controle e aquisição de dados em combinação com a integração inteligente de processos de alta qualidade.
Além de compactos, os módulos individuais da máquina são estruturados como se fossem uma linha completa de produção, combinando várias etapas do processo: secagem, granulação e revestimento. Os módulos ainda podem ser usados individualmente e possuem entrada e exaustão de ar, tecnologia de sensores e sistema de controle.
E-Portal
Além de soluções tecnológicas, a Bosch oferece ainda serviços personalizados de manutenção preventiva e de reparo das máquinas a fim de garantir a qualidade dos equipamentos, a produtividade e minimizar o tempo de inatividade não planejado. Assim, para facilitar o acesso aos clientes, a empresa desenvolveu um E-Portal para consulta de informações atualizadas e valores de peças de reposição que está disponível 24 horas por dia.
Graças à presença global da Bosch com serviços técnicos locais e centros de treinamento, bem como o E-Portal, os clientes contam com soluções integradas a partir de uma única fonte e com um abrangente suporte de pós-venda em todo o mundo, o que proporciona assistência durante o ciclo de vida da máquina a fim de aumentar o OEE e reduzir o tempo de ociosidade dos equipamentos.