Laboratórios de diagnóstico alertam para riscos no setor de saúde
28/05/2018
A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) pediu neste domingo que medidas emergenciais precisam ser tomadas para que o setor possa cumprir as condições minimamente necessárias para a assistência à saúde da população.

A entidade pede a priorização absoluta pelas companhias aéreas no transporte de insumos vitais, entre os quais reagentes e contrastes, para a realização de exames críticos para a investigação e tratamento de pacientes portadores de doenças que necessitam de intervenção imediata e contínua, como os casos oncológicos.

"Estão sendo recorrentes relatos de laboratórios de análises clínicas e de imagem em relação à falta de priorização dessas cargas nas aeronaves, fato que coloca em risco a estabilidade das amostras coletadas dos pacientes, bem como a chegada desses materiais essenciais para processamento de exames", diz a Abramed.

Segundo a entidade, a falta de diversos insumos já é observada em muitas regiões do País, onde a cooperação entre diferentes instituições para a troca de materiais é uma alternativa que também está se esgotando.

A Abramed pede ainda que as autoridades priorizem o abastecimento de combustível de veículos destinados aos serviços de saúde pública e privada, que transportam órgãos transplantados, peças cirúrgicas para biópsia, materiais biológicos para análise laboratorial e insumos para realização de exames.

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica destaca que é preciso a escolta policial aos veículos destinados a serviços de saúde nas regiões e rodovias com manifestações. "Salientamos para o fato de que exames diagnósticos são fundamentais para a conduta clínica a ser adotada pelos profissionais médicos em cada caso. A situação atual traz risco relevante aos cuidados fundamentais de pacientes portadores de doenças que necessitam de intervenção imediata e contínua, como os casos oncológicos", afirma a Abramed.
Fonte: Valor




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP