Médicos realizam as primeiras cirurgias oftalmológicas com auxílio de robôs
27/06/2018
Médicos pesquisadores da Universidade de Oxford realizaram, com sucesso, as primeiras cirurgias oftalmológicas feitas por robôs. Os procedimentos foram completados com sucesso. A informação é do New Scientist.

A equipe selecionou 12 pacientes para a realização do estudo. Metade deles teve o procedimento realizado com o auxílio de robôs, e a outra metade passou por métodos tradicionais de cirurgia. Os pesquisadores concluíram que as operações realizadas com a ajuda das máquinas tiveram eficácia igual ou melhor se comparada às técnicas comuns, já que o robô elimina o tremor das mãos dos médicos.

Em três pacientes, o robô inseriu uma pequena agulha para dissolver sangue localizado abaixo da retina por conta da degeneração macular relacionada à idade, condição que prejudica a visão. Após o procedimento, eles tiveram melhoras imediatas. Robert MacLaren, professor de oftalmologia na Universidade de Oxford, declarou que a inserção de robôs na oftalmologia “é um grande salto no desenvolvimento de operações difíceis e delicadas”, e que espera que as máquinas sejam usadas em outros tipos de cirurgia.

O resultado da pesquisa será publicado na revista de Engenharia Biomédica da Nature, que possui grande impacto dentro da comunidade científica.
Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP