Brasil Inova em Biotecnologia
15/08/2018
O Brasil é um país altamente empreendedor. Segundo o Global Entrepreneurship Monitor Brasil, em 2016 para cada 100 habitantes 36 eram empreendedores, uma taxa superior a muitos outros países da América Latina e até alguns países “desenvolvidos”. Isso se reflete no setor de biotecnologia, pois há muitas startups sendo criadas com foco em projetos nessa área.

De acordo com um mapeamento da Associação Brasileira de Startup (ABStartups), existem mais de 4,2 milhões de startups no Brasil, mas ainda é difícil estimar quantas estão trabalhando com biotecnologia. Para atenuar essa carência de dados, a Biominas Brasil, a Abiquifi e a Apex-Brasil estão trabalhando no mapeamento de startups no Brasil que trabalham com ingredientes farmacêuticos ativos químicos e biológicos, equipamentos médicos, saúde digital, produtos farmacêuticos humanos e animais, nutrição animal e biotecnologia em geral. Também mapeará os principais clusters de inovação do país nestas áreas; o tipo de soluções sendo pesquisadas; e os produtos já em fase de protótipo.

Uma pesquisa recente realizada pela Biominas (2017) revelou o perfil geral das empresas brasileiras de biotecnologia. A maioria (cerca de 60%) é de pequeno porte, com até 10 funcionários, e jovem, com menos de 10 anos de idade. Quase 70% das empresas já fizeram algum tipo de cooperação internacional e todos os entrevistados demonstraram interesse em realizar futuras atividades de cooperação.

As grandes empresas também estão buscando inovação por meio de projetos de biotecnologia. De acordo com a Pesquisa de Inovação do Brasil (PINTEC), o número de empresas inovadoras que usam biotecnologia cresceu 41,9% de 2011 a 2014, mostrando que ainda há espaço para o crescimento da biotecnologia no país.

Ademais, na edição de 2018 revista BioBr, disponível neste link, empresas e organizações proeminentes compartilharam sua visão sobre o cenário da biotecnologia no Brasil e exemplos de suas atividades de inovação. Algumas das empresas entrevistadas pela Biominas para esta revista, além de muitas outras empresas inovadoras do setor de biotecnologia, vão se juntar a nós nos dias 4 e 5 de Setembro em São Paulo para a BIO Latin America 2018. Confira a programação e clique aqui para se registrar, aproveitando todas as oportunidades que o evento oferece.
Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP