Hospital 9 de Julho promove IX Jornada Internacional de Trauma
21/09/2018
Com a presença de grandes nomes do Trauma no mundo, o tema do evento falará sobre o atendimento pré-hospitalar e tratamento em crianças vítimas de trauma

O Hospital 9 de Julho (H9J) realiza no dia 22 de setembro a IX edição da Jornada Internacional de Trauma para médicos e profissionais de saúde. O objetivo é apresentar aos especialistas brasileiros o que há de novo sobre o tema. Entre as palestrantes estão a médica e professora na Universidade Nacional do Rosário, a colombiana Dra. Maria Fernanda Jimenez e a americana Dra. Kathleen Martin, diretora do Sistema de Saúde do Trauma no norte do Colorado (EUA).

Um dos mais importantes eventos sobre o tema no País, a Jornada de Trauma reúne o melhor do conhecimento médico na área. Neste ano, o foco será a otimização do atendimento pré-hospitalar para o paciente traumatizado, além das particularidades do tratamento de traumas em crianças.

Para o Dr. Renato Poggetti, cirurgião especialista na área e coordenador do Centro de Trauma do Hospital 9 de Julho, o atendimento às crianças têm crescido nos últimos tempos. “Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte na faixa etária de um a 14 anos. Queremos justamente reforçar a importância do preparo das equipes multidisciplinares para que o atendimento seja assertivo e, portanto, resolutivo”.

O especialista explica que, além das diferenças anatômicas do adulto, as crianças podem dificultar o atendimento pré-hospitalar e hospitalar após um acidente, por não entenderem o propósito de uma injeção ou imobilização, por exemplo. “Muitas vezes, as crianças demoram a demonstrar sintomas como os de uma hemorragia, por exemplo. Por isso, equipes bem treinadas são fundamentais para uma boa resposta ao tratamento” esclarece o Dr. Pogetti.

Neste ano, serão quatro palestras internacionais com a presença de duas palestrantes internacionais:

- A Dra. Maria Fernanda Jimenez, médica e professora irá palestrar sobre “Verificação e avaliação da qualidade dos Centros de Trauma na América Latina e no Caribe”. A especialista é professora na Universidade Nacional de Rosário e atua no Hospital Universitário Mederi em Bogotá, Colômbia. Além disso, a médica é presidente do Comitê de Trauma da América Latina no Colégio Americano de Cirurgiões, uma das mais importantes entidades ligadas ao Trauma no mundo.

- Outro nome de peso que falará durante o evento é a americana Dra. Kathleen Martin que apresentará o tema “Utilização das experiências militares em centros de trauma civil”, quando tratará de casos que vivenciou durante seu trabalho no Centro de Trauma Civil dos EUA. A especialista foi enfermeira do programa de trauma no hospital do Exército dos EUA na Alemanha, Landstuhl Regional Medical Center de 2006 e já foi CEO da Martin Trauma Associates, onde ajudou a criar centros de trauma em diversas regiões nos EUA.

Informações 
Onde: Auditório Hospital 9 de Julho - Rua Peixoto Gomide, 545 - 1º andar
Quando: 22 de setembro, das 7h30 às 18h
Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP