Dia Mundial do Coração: cardiologista aponta os principais cuidados com o órgão vital
28/09/2018
O Dia Mundial do Coração será celebrado no próximo sábado, dia 29, e Salvador não poderia ficar de fora dessa. Para reforçar a importância dos cuidados deste órgão, o Hospital Santa Izabel vai promover uma ação de conscientização no Shopping Barra, das 10h às 14h, com distribuição de balões em formato de coração, e, claro, muitas informações médicas a respeito desse órgão. 

De acordo com o Dr. Marcus Matos, cardiologista do Hospital Santa Izabel, as campanhas de conscientização são de extrema importância porque nem todas as doenças do coração apresentam sintomas: “Políticas públicas de saúde, combinadas com ações das sociedades médicas e dos meios de comunicação, tem o objetivo de estimular o diagnóstico precoce, o tratamento contínuo e o controle dos fatores de risco associados. por isso é importante também manter os exames em dia”, reforça o médico.

Durante a ação promovida pelo Hospital Santa Izabel, um mascote vestido de coração vai abraçar transeuntes para incentivar estes a fazerem o mesmo com a causa, compartilhando com os seus familiares e amigos as informações que ali aprenderam a respeito de um dos órgãos mais importantes do corpo humano. 

Para a prevenção de doenças cardiovasculares, o Dr. Marcus Matos aponta os cuidados principais que devemos adotar para aumentar a expectativa de vida: “Mudanças no estilo de vida com ênfase na atividade física programada; controle de peso; adoção de hábitos alimentares saudáveis; remoção do tabagismo e do uso de drogas em geral; estratégias para modular o estresse”.

Dr. Marcus indica também a mais importante das prevenções: “Ir ao cardiologista e seguir as orientações médicas”. Apesar de simples, essa atitude ainda é muito negligenciada pelos baianos e precisa ser reforçada através de campanhas como essa, principalmente para aqueles que, explica o médico, se enquadram nesses casos: “Obesidade; Hipertensão Arterial Sistêmica; Dislipidemia; Diabetes Mellitus e Tabagismo são fatores de risco para doenças cardiovasculares”, diz.
Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP