A.C.Camargo Cancer Center lança Centro de Excelência em Citometria de Fluxo Avançado
18/10/2018

A tecnologia propiciará uma análise mais detalhada dos tumores, células e moléculas do sangue a fim de mapear características celulares de pacientes que estão em tratamento com imunoterápico

Utilizando o próprio sistema imunológico do paciente para destruir tumores, a imunoterapia vem se consolidando como o quarto pilar do tratamento do câncer, somando-se à cirurgia, radioterapia e quimioterapia. No entanto, no mais positivo dos cenários, a taxa de resposta com a imunoterapia não ultrapassa os 40%. Com a proposta de beneficiar um número maior de pacientes, o A.C.Camargo Cancer Center anuncia o lançamento do Centro de Excelência em Citometria de Fluxo Avançado.

O citômetro de fluxo, equipamento responsável pelo mapeamento detalhado das células, já é utilizado para o diagnóstico de algumas doenças, como as leucemias. Os citômetros comuns analisam cercade oito parâmetros dentro da célula. Este novo equipamento analisará 30 e tem capacidade de chegar a 50. “A tecnologia amplia a nossa visão sobre o que ocorre, no detalhe, com milhares de células ou com uma célula apenas. É possível analisar tanto células obtidas a partir do sangue quanto da biópsia do tumor”, exemplifica o imunologista Kenneth Gollob, que lidera o Grupo de Pesquisa em Imuno-Oncologia Translacional do A.C.Camargo.

Com a nova tecnologia, o objetivo é entender o que ocorre com cada célula dos pacientes que respondem e os que, mesmo com a indicação, não respondem à imunoterapia.“Assim, por meio de uma análise profunda em laboratório, seremos capazes de entender um padrão entre os pacientes e direcionar a indicação do tratamento para quem realmente se beneficiará dele”, afirma o pesquisador.

É importante destacar que alguns pacientes em uso da imunoterapia desenvolvem reações autoimunes que podem até inviabilizar a continuidade do tratamento. Por isso, outro foco das pesquisasserá identificar quem são esses pacientes para que os médicos possam usar esta informaçãoquando decidir quem vai receber o tratamento.

A identificação de novas informações que mostrem quem responderá melhor à terapia e possíveis efeitos colaterais tem implicações positivas na redução do custo e no aumento da sobrevida de pacientes com câncer. Acredita-se que a partir desta investigação, surjam caminhos para a descoberta de potenciais alvos para uma nova geração de drogas imunoterápicas.

Centro de Imunoterapia – Com experiência de sete anos na utilização da imunoterapia e cerca de 500 pacientes tratados com novos medicamentos, o A.C.Camargo Cancer Center lançou, no início do ano, uma área voltada especificamente aos pacientes que podem se beneficiar da imunoterapia. Trata-se do Centro de Imunoterapia que conta com uma equipe multiprofissional de cerca de 70 profissionais, incluindo oncologistas clínicos, patologistas, radiologistas, radioterapeutas, pneumologistas, dermatologistas, endocrinologistas, e equipes de atendimento crítico e de emergência, além de enfermeiros especialistas dedicados a esses pacientes.

O Citômetro – O Centro de Excelência em Citometria de Fluxo Avançado do A.C.Camargo Cancer Center está equipado com o FACSymphony, da BD Biosciences, único na América Latina. Trata-se de uma tecnologia de alto parâmetro para análise celular. Por meio da Citometria de Fluxo é possível medir simultaneamente até 50 características diferentes em uma mesma célula. Associado ao FACSymphony, o A.C.Camargo Cancer Center também incluiu um separador de células- o FACSAriaFusion, também da BD Biosciences, equipamento que permite a purificação de populações celulares, ou célulasindividuais para estudos posteriores.Estas novas tecnologias são atualmente utilizadas no MD Anderson Cancer Center, dos Estados Unidos e no National Institute of Health Immunotechnology Center, do Ministério da Saúde norte-americano, para descobrir novos aspectos do sistema imune no câncer e também em doenças infecciosas.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 3044 4440
+55 11 3045 5173
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP