Hospital Care expande operação no interior de SP
29/10/2018
A Hospital Care - holding de hospitais da Bozano, gestora administrada pelo economista Paulo Guedes, e do fundo Abaporu, do empresário Elie Horn - comprou o controle do Herp, hospital especializado em ortopedia e cirurgia plástica, de Ribeirão Preto (SP). Além disso, fechou um acordo com a Casa de Saúde Campinas, tradicional hospital da cidade, fundado pela comunidade italiana há mais de 130 anos e que vinha enfrentando sérios problemas financeiros.

O Hospital Vera Cruz, que pertence à holding e atende ao público de alta renda em Campinas e região, vai administrar por 30 anos a Casa de Saúde. Esta, por sua vez, será transformada em uma unidade do Vera Cruz, mas voltado para a classe média. O acordo contempla ainda a aquisição de um prédio hospitalar da Casa de Saúde, cujas obras não foram finalizadas por falta de recursos.

Fundada em 2017, a Hospital Care já tem seis hospitais, dois centros médicos, quatro clínicas com médicos especialistas e um laboratório de medicina diagnóstica em. A rede opera em Campinas, Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e Florianópolis (SC). O grupo não revela o faturamento, mas estima-se que seja da ordem de R$ 750 milhões.

As recentes transações fazem parte da estratégia do grupo de criar uma rede com hospitais de alta complexidade e em seu entorno ter clínicas médicas, consultórios com especialistas e hospitais de baixa complexidade. "Com esse modelo, temos toda a cadeia e controlamos o custo da saúde. Evitamos que o paciente vá tratar casos simples no pronto-socorro", disse Rogério Melzi, presidente da Hospital Care.

Esse formato de negócio já está mais avançado em Campinas, onde o grupo já tem o hospital de alta complexidade Vera Cruz, consultórios com clínico geral e médicos especialistas das áreas de ortopedia, cardiologia, pediatria, oncologia, entre outras especialistas. Esse modelo está sendo replicado em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, onde o grupo já tem três hospitais de alta e média complexidades. Um centro médico será inaugurado em dezembro.

Este modelo - uma rede de hospitais, clínicas médicas e laboratórios na mão de um mesmo grupo - é novo no Brasil. O que existe no mercado são operadoras de planos de saúde verticalizadas, ou seja, são donas de hospitais e clínicas médicas. Essas estruturas são usadas para reduzir o custo dos planos de saúde. Na Hospital Care, o objetivo é controlar custos em toda a cadeia, evitando gastos maiores, por exemplo, em atendimento de pronto-socorro.

A ideia de criar esse formato no país foi de Paulo Guedes, sócio da Bozano e provável ministro da Fazenda no governo de Jair Bolsonaro. Questionado sobre os reflexos para o negócio caso seja confirmada a indicação de Guedes para a equipe ministerial de Jair Bolsonaro, Melzi disse que a equipe do economista na Bozano o acompanha há vários anos e já está preparada para tocar os projetos sem ele.
 
Fonte: Valor




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP