Monte Sinai inaugura Centro de Oncologia
30/10/2018

O Centro de Oncologia Monte Sinai nasce de uma parceria entre o time de especialistas da Centerq com o Hospital Monte Sinai, de Juiz de Fora, Minas Gerais. A proposta é ser a mais completa e resolutiva estrutura na linha de cuidados em Oncologia da região. Além de um espaço moderno, para acolhimento e atendimento individualizado em consultório e manejo do paciente oncológico, na estrutura física, o novo Centro apresenta um setor de quimioterapia diferenciado que funcionará na torre Oeste do Centro Médico Monte Sinai.

Firmar parcerias de sucesso está no DNA do Monte Sinai. “Há quase 25 anos, buscamos investir não só na tecnologia e estrutura, mas em parcerias com profissionais de extrema competência para ofertar uma Medicina de ponta aos pacientes da cidade e região. Esta é a principal matriz do desenvolvimento da estrutura que se transformou no Complexo Hospitalar Monte Sinai”, destaca o diretor adjunto de Projetos do Monte Sinai, Gustavo Ramalho que ajudou a costurar esta parceria. “E para o apoio diagnóstico, o que é fundamental a um Centro de Oncologia que almeja ser referência na abordagem sistêmica do câncer, já dispomos de completo centro diagnóstico, com parte instalado no Hospital e parte nos dois prédios do Centro Médico Monte Sinai. Todos estes laços visam oferecer a melhor assistência ao paciente e já estão sendo amarrados com especialistas das mais diversas áreas.

No time do Monte Sinai, além de todo o suporte multidisciplinar na assistência direta – Enfermagem especializada, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia e Fonoaudiologia -, há um aporte multiespecialidade para apoio diagnóstico e terapêutico nas mais diversas áreas associadas ao câncer. A equipe terá apoio de cardio-oncologista, dentista, dermatologista, cirurgiões plásticos, patologistas, radioterapeutas e radiologistas intervencionistas, dentre outros, além do pioneiro suporte da Oncogenética.

Esta rede de apoio vai permitir agilidade no diagnóstico e no estabelecimento de uma linha de cuidados de fluxo contínuo como o embrião do Diagnóstico Rápido do Câncer de Mama, que está sendo ampliado e aperfeiçoado a partir do primeiro ano de projeto piloto.

Tecnologia a serviço do paciente

No mais moderno Centro Cirúrgico da região, a área de cirurgia oncológica começa a desenhar – com incentivo da direção do Hospital – a ampliação dos serviços já prestados, como a quimioterapia intraoperatória hipertérmica e, futuramente, o suporte da cirurgia robótica. O Serviço de Quimioterapia e Hematologia do Monte Sinai passa a atuar com maior sintonia com especialidades relacionadas outras unidades afins. Terapias como a Plasmaférese – a única disponível na região -, e procedimentos como a transfusão de sangue ambulatorial, ficam mais alinhados como solução terapêutica entre a Agência Transfusional do Hospital e o Centro de Transplante de Medula Óssea e Terapia Celular do Monte Sinai para o suporte assistencial dos pacientes oncológicos,
ampliando o espectro de cuidados.

Expertise e bagagem

Com o crescimento das estatísticas em torno do câncer, nada mais importante que a experiência e o conhecimento dos tipos e patologias relacionadas para garantir o fomento desta rede de apoio e o tratamento quimioterápico. A área clínica da Oncologia no novo Centro conta com médicos experientes e trabalha para agregar muitas novas parcerias. Além de tudo o que já desenvolveram em sua história na Centerq, a equipe vai encontrar no Monte Sinai um potencial avançado na parte de gestão, processos e programas de qualidade, uma cultura da segurança do paciente amadurecida e gestão certificada. Tem acreditação nacional em nível máximo pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e certificações internacionais, caso da ISO 9001:2015, sendo ainda Hospital referenciado pelo modelo americano National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations – NIAHO®, O Monte Sinai é associado titular à Anahp (Associação Nacional da de Hospitais Privados) e faz parte da Rede Sentinela da Anvisa.

Equipamentos de última geração para profissionais com alta 

Na assistência direta, o Monte Sinai dispõe de apoio diferenciado na medicação por via intravenosa de longo período, fundamental em muitas terapias oncológicas. Neste sentido, o hospital conta com um Time de Acesso Vascular e Terapia Infusional, formado por uma equipe de seis profissionais de Enfermagem, além do equipamento, ainda inédito em Minas, para introdução de cateter PICC guiado por ultrassom com a tecnologia 3CG (Sherlock).
Na investigação diagnóstica, o Centro Médico abriga o único PET-CT da região. A tecnologia une os recursos diagnósticos da Medicina Nuclear e da Radiologia. Não invasivo, é um dos mais sofisticados, completos e precisos procedimentos com indicações para avaliação de vários tipos de câncer. Na estrutura do complexo, ainda os mais modernos tomógrafos e aparelhos de ressonância de última geração e o Hospital está sempre avançando em investimentos de aporte tecnológico. O seu Corpo Clínico é referência em cirurgias de alta complexidade, inclusive em cardiocirurgia e transplantes, como o hepático, contando com Centro Cirúrgico de ponta, além de um suporte de Terapia Intensiva de referência em toda a região.

Centro de Oncologia Monte Sinai
Centro Médico Monte Sinai | Torre Oeste – 4º andar (401)
Avenida Presidente Itamar Franco, 4001 – Cascatinha – Juiz de Fora/MG
(32) 2104-4765 | 2104-4766

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP