Hospitais debatem eficiência
07/11/2018

O combate ao desperdício e ao aumento da eficiência na área da saúde serão os assuntos abordados hoje, às 9h, na 6ª edição do Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp).

O evento é organizado pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), no Sheraton—WTC, em São Paulo. O tema central neste ano é“Eficiência: como o combate ao desperdício irá transformar o sistema de saúde”, e contará, até sexta-feira, com especialistas, autoridades e representantes das principais instituições de saúde nacionais e internacionais. São esperadas cerca de 2.500 mil pessoas por dia e mais de 80 palestrantes.

O presidente da Comissão Científica do 6º Conahp e diretor do hospital Albert Einstein, Miguel Cendoroglo, conta que o evento terá palestras e exposições de trabalhos científicos. “O evento será debatido a partir das perspectivas assistencial, operacional e de governança. Existe muita oportunidade de ganho de eficiência operacional nos hospitais. Com programa de fluxo, por exemplo, pode diminuir o número de permanência, reduzir a passagem por leitos e melhorar a utilização de recursos. Com automação, tornar mais ágil o sistema e pode contribuir também para a segurança”, explica.

Cendoroglo ressalta ainda que o congresso terá como base o estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que fala sobre o combate de gastos dispendiosos na área. Segundo ele, os hospitais, operadoras de saúde, indústria de materiais e medicamentos, governo e regulação e pacientes devem trabalhar juntos para evitar o desperdício. “Temos uma proposta de tripla meta: a primeira é experiência com o cuidado: qualidade, segurança e experiência do paciente. A segunda é a redução do custo per capita, redução do desperdício em si; e a terceira é a saúde populacional, com cuidados primários. O sistema só vai ficar sustentável se nos preocuparmos com isso. Se todos tiverem esses mesmos objetivos, faremos força na mesma direção, sem fragmentar o sistema de saúde”, explica.

Martha Oliveira, diretora executiva da Anahp, ressalta que a ideia do congresso é falar de forma macro sobre o assunto. “Precisamos melhorar o sistema como um todo, a relação público-privada, ter uma melhor organização de sistema de informação e gestão de sistema”.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP