Aprovado registro de nova vacina contra meningite B
01/02/2019

Até o momento, somente a vacina Bexsero estava registrada no Brasil.

Foi publicado no Diário Oficial da União o registro de mais uma vacina contra a meningite B. A exemplo da Bexsero — a única vacina contra a doença até então registrada no Brasil —, a Trumenba é uma vacina adsorvida meningocócica B (recombinante).

A Trumenba é indicada para a imunização ativa de pessoas com 10 a 25 anos de idade, para prevenir doenças invasivas meningocócicas causadas por Neisseria meningitidis dos sorogrupos B. A nova vacina contém dois antígenos, compostos por duas variantes da forma recombinante da proteína ligante do fator H (fHBP): subfamília A e subfamília B.

Bactéria

A bactéria Neisseria meningitidis é um patógeno exclusivamente humano que coloniza o trato respiratório superior e que, em alguns indivíduos, pode causar doença séria e potencialmente fatal. Sua transmissão ocorre por contato com gotículas originadas no trato respiratório superior, tipicamente resultando em colonização e em portador assintomático em indivíduos saudáveis quanto aos demais parâmetros.

Em certas circunstâncias, ainda não totalmente compreendidas, a bactéria é capaz de invadir o hospedeiro humano, levando à bacteremia (presença de bactérias na corrente sanguínea), que então se manifesta como doença invasiva meningocócica potencialmente fatal.

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 3044 4440
+55 11 3045 5173
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP