Com o objetivo de otimizar a gestão de custos, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP, investiu no serviço de gestão de custos hospitalares da Planisa, empresa líder em soluções de gestão de resultados para as organizações de saúde. O hospital comemora 100% de melhoria depois da implantação do sistema.
O Diretor Corporativo de Controladoria, Finanças e Orçamento – CFO do HCFMUSP, Adilson Bretherick, conta que já conhecia o serviço da empresa pelos trabalhos realizados em outras áreas do complexo, como o Instituto da Criança – ICr e o Instituto Radiologia – InRad.
“Trabalhávamos com outros sistemas, mas não eram corporativos, e cortejávamos o sistema da Planisa há 15 anos, pois sabíamos que era eficiente. Antes, cada área tinha uma metodologia, e nossa intenção era adotar um sistema integrado que atendesse o complexo inteiro, e com esse investimento, feito há 4 anos, alcançamos a padronização que queríamos”, afirma Bretherick.
O serviço de gestão de custos hospitalares da Planisa faz toda a parte de acompanhamento de produção, passando pela agenda, chegando até ao faturamento.
Para a Planisa a maior dificuldade enfrentada no início do trabalho foi exatamente estabelecer essa padronização entre os Institutos. “Nosso desafio, nesse projeto, foi o de unificar as informações, já que cada área possui sua particularidade. Contudo, ultrapassamos essa barreira em conjunto com a equipe de gestão de custos do HCFMUSP e o resultado foi excelente”, celebra Alessandra Haruko Koga, Gerente Técnica da Planisa.
“Estamos muito contentes com o trabalho realizado, pois agora nós conseguimos enxergar todas as 8 unidades (atendidas pelo trabalho da Planisa) utilizando os Sistemas do complexo de forma geral, e todas os processos são padronizados pela mesma base, isso garante a excelência em nossa gestão”, conclui Adilson Bretherick, do HCFMUSP.