Hospital Madre Teresa promove encontro para apresentar tecnologia exclusiva
07/03/2019

Médicos dos principais hospitais de BH e região se reuniram para conhecer a metodologia

O Hospital Madre Teresa (HMT), promoveu em parceira com a Sociedade Mineira de Infectologia, na noite do dia 26 de fevereiro, um encontro com médicos infectologistas, neurologistas e demais especialistas de Belo Horizonte e região para apresentar e discutir a nova tecnologia implantada no Laboratório de Análises Clínicas do HMT: o Diagnóstico Sindrômico com FilmArray – um sistema exclusivo capaz de detectar, em no máximo 2 horas, os principais causadores de infecções em hemocultura, líquor, doenças gastrointestinais, respiratórias, entre outras através de análise precisa de vírus, bactérias, protozoários e fungos que causam dezenas de doenças.

Para difundir essa tecnologia entre os profissionais de saúde, o Hospital Madre Teresa convidou o médico infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e gerente de Risco do Hospital A.C. Camargos, Dr. Ivan Leonardo Avelino França e Silva para ministrar a palestra “Abordagem Diagnóstica Ultrarrápida das Síndromes Infecciosas através de Painéis que utilizam a Biologia Molecular”.

Dr. Ivan possuiu ampla experiência no assunto e trabalha com o Diagnóstico Sindrômico com FilmArray. Ele explicou o funcionamento do Painel Molecular Rápido e como o teste aborda de maneira sindrômica e precisa os principais causadores das doenças. Segundo ele, em comparação com testes convencionais, a nova metodologia possibilita reduzir o tempo para obtenção dos resultados, em alguns casos, de 4 a 21 dias para apenas 2 horas. Dr. Ivan mostrou ainda cases de sucesso do Hospital A.C Camargos e exemplificou através de slides e vídeos o funcionamento da nova tecnologia.

A palestra teve como mediador o coordenador do Serviço de Infectologia do Hospital Madre Teresa e presidente da Sociedade Mineira de Infectologia Dr. Estevão Urbano. Ele falou da importância da tecnologia implantada no HMT – primeiro serviço de saúde do estado a oferecer este novo método -, que faz testes simultâneos, com volume mínimo de amostras e resultados em menos de 2 horas, permitindo rapidez na tomada de decisão médica.

Em seguida os médicos presentes puderam discutir o novo método e tirar dúvidas com o palestrante e com profissionais da BioMérieux, empresa que desenvolveu o Diagnóstico Sindrômico com FilmArray.

Na ocasião foram discutidos diferentes aplicações clínicas da nova metodologia, a melhora na qualidade de vida dos pacientes, além do impacto do diagnóstico molecular rápido no fortalecimento de programas de gestão de antimicrobianos.
Para encerrar, a coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Madre Teresa, Simone Gonçalves reforçou que o tratamento é um benefício que deve ser utilizado para toda a sociedade e comunidade médica. “A tecnologia não é exclusiva para quem está internado no HMT. Todos podem utilizar o serviço, encaminhando as amostras para o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Madre Teresa. Prestamos serviço 24 horas para todo estado”, diz.
O evento teve o apoio a Sociedade Mineira de Infectologia e reuniu cerca de 40 pessoas, dentre eles médicos de Belo Horizonte e região, diretores e médicos do Hospital Madre Teresa, além da nobre presença das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada.
Sobre a Nova Tecnologia
O equipamento foi desenvolvido pelo grupo bioMérieux e tem aprovação dos órgãos competentes – ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no Brasil, e FDA (Food and Drug Administration), nos Estados Unidos.
O FilmArray® é uma técnica de biologia molecular que consiste em uma estação de trabalho, na qual é inserido o painel – um cartucho a vácuo –, com diferentes reservatórios, onde ficam os reagentes. Nele é injetada a solução de hidratação por sistema à vácuo e depois a amostra a ser analisada. O sistema faz o resto.
Durante a análise, o FilmArray extrai e purifica todos os ácidos nucleicos da amostra não processada. Em seguida, realiza a técnica Multiplex PCR, em que um fragmento específico da molécula de DNA é amplificado milhares de vezes em curto espaço de tempo. Os microrganismos presentes são amplificados e a detecção é realizada utilizando a tecnologia Microarray.
Ao final, o Software FilmArray analisa e libera um relatório com os resultados da amostra. Quando o processo, que leva apenas uma hora, se completa, o software informa a presença ou ausência para o grupo de patógeno estudados no painel testado.

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP