Capacitação em neurocirurgia oferecida pelo Hospital Santa Paula é reconhecida internacionalmente
07/03/2019

A área da instituição foi certificada por mais quatro anos pela Federação Latino Americana de Sociedades de Neurocirurgia

Pela segunda vez consecutiva, a divisão de Neurocirurgia do Hospital Santa Paula, centro de referência em saúde da zona sul de São Paulo, recebe a certificação da Federação Latino Americana de Sociedades de Neurocirurgia como centro de excelência em treinamento de neurocirurgiões.

Com o credenciamento, a instituição poderá dar continuidade na formação complementar e especialização de jovens neurocirurgiões de países da América Latina interessados em aperfeiçoamento profissional em três áreas: Oncológica, Base de Crânio e Vascular, no quadriênio 2019-2022. “Essa certificação foi concedida após visita do professor Marcos Masini, do Comitê de Docência da Federação Latina Americana de Sociedades de Neurocirurgia, realizada no início deste mês à instituição. “Poucos hospitais do Brasil possuem essa certificação. Estamos muito felizes e orgulhosos em termos os nossos serviços reconhecidos mais uma vez”, afirma o professor Paulo Henrique Aguiar, médico neurocirurgião e coordenador técnico da neurocirurgia e da residência médica do Hospital Santa Paula.

O especialista explica que, além de tecnologia hospitalar de ponta, a certificação exige um corpo clínico de profissionais especializados e reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. “Recebemos nos últimos anos residentes de várias partes da América Latina, como Chile, Peru, Bolívia e Argentina. Os profissionais tiveram a oportunidade de assistir cirurgias de remoção de tumores cerebrais com paciente acordado, utilizando toda a tecnologia avançada de localização de tumor”, explica.

Além disso, os residentes puderam acompanhar neurocirurgias de aneurismas e compreender a interação dessas especialidades com os protocolos de tratamento na UTI Neurológica. “Os profissionais desenvolvidos nessas especialidades tiveram formação acadêmica e profissional sólida e hoje podem contribuir para a formação de excelência de vários centros latino americanos”, conclui Aguiar.

Até agora, cinco jovens neurocirurgiões estrangeiros já passaram pela capacitação oferecida pelo Hospital Santa Paula. O programa internacional tem duração média de três meses, podendo chegar a 6 meses. Para participar, os interessados precisam passar por uma entrevista, apresentar currículo e provar proficiência em língua portuguesa. Caso queira atuar como médico no país, precisa ainda fazer a prova do Revalida.

Já o Programa de Residência Médica da instituição oferece anualmente uma vaga para a especialidade de Neurocirurgia para médicos recém-formados brasileiros. Reconhecido pela Sociedade Brasileira da especialidade (SBN), o programa segue o edital estabelecido pelo MEC.

Sobre o Hospital Santa Paula

O Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde da zona sul de São Paulo, foi inaugurado em 1958. Com uma área de 19 mil m², dividida em três edifícios, atua em mais de 30 especialidades, com destaque para cardiologia, oncologia, neurologia e ortopedia. O Hospital Santa Paula conta com mais de 1,2 mil colaboradores e um corpo clínico aberto com 1,5 mil médicos. Possui 199 leitos, sendo 59 deles destinados especificamente à terapia intensiva. Além disso, dispõe de centro cirúrgico com nove salas de cirurgia e dez leitos de recuperação anestésica. Anualmente, o HSP realiza 9 mil procedimentos cirúrgicos, 14 mil internações e atende aproximadamente 100 mil pacientes no Pronto Atendimento. É acreditado da ONA – Organização Nacional de Acreditação, nível 3, desde 2008; em2012, conquistou a certificação Joint Commission International (JCI) e em 2014 conquistou certificação Joint Commission International para tratamento de AVC.?Em 2018, obteve o Selo Pleno do HospitalAmigo do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Endereço: Av. Santo Amaro, nº 2468 – Vila Olímpia – (11) 3040-8000

Para mais informações acesse: www.santapaula.com.br

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP