Congresso do A.C.Camargo traz para SP as maiores experiências de convergência em Oncologia do mundo
30/04/2019

“Convergência – O Futuro da Oncologia”, tema central da 4º edição do Next Frontiers to Cure Cancer, de 16 a 18 de maio receberá mais de 200 palestrantes

Promovida pelo A.C.Camargo Cancer Center, centro integrado de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, a 4ª edição do Next Frontiers to Cure Cancer acontecerá de 16 a 18 de maio no WTC Events Center, em São Paulo. O foco esse ano estará na união da engenharia, física, química, computação e ciências da vida em prol da Oncologia, resultando em benefícios para a prática médica e uma nova abordagem capaz de mudar os rumos do tratamento do paciente com câncer.

Com o tema central Convergência – O Futuro da Oncologia, o evento debaterá o uso de inteligência artificial, Big Data e de novos modelos computacionais, com destaque para equipamentos de imagem de enxergar com precisão os processos celulares nos tecidos, ampliando a capacidade de se analisar o RNA e o DNA de cada célula.

De acordo com o cirurgião oncológico, vice-presidente do A.C.Camargo e presidente do Congresso, Ademar Lopes, a Convergência deve representar uma revolução na ciência. “Em Oncologia, a convergência se anuncia como uma poderosa abordagem, que deve mudar os rumos do tratamento do câncer”, vislumbra. “As novas tecnologias estão nos trazendo uma quantidade inimaginável de dados. Tudo isso vai expandir nosso conhecimento sobre o câncer, desde a prevenção até métodos diagnósticos e novas terapias e conceitos. A convergência nos ajuda a extrair o melhor desses dados. E aponta para um futuro com mais qualidade na saúde e custos sustentáveis”, acrescenta a cientista e Superintendente de Pesquisa do A.C.Camargo, Vilma Regina Martins.

A programação terá início no dia 16 de maio com o Pre Annual Meeting, que terá salas simultâneas discutindo avaliação de resposta tumoral, avanços em carcinoma renal, conceitos atuais e fundamentais da Oncologia Molecular, câncer em adolescentes e adultos, oncogeriatria, manejo multidisciplinar da paciente com câncer de mama, tumores neuroendócrinos e tumores vasculares. Nos dias 17 e 18, o Next Frontiers contará com salas simultâneas voltadas para Ginecologia, Inovações Tecnológicas, Pesquisa Básica e Translacional, Mastologia, Músculo Esquelético, TGI alto, TGI baixo e Urologia.

O destaque da programação do Next Frontiers to Cure Cancer fica por conta da conferência magna do bioquímico Yosef Yarden, do Departamento de Regulação Biológica do Weizmann Institute of Science, de Israel. Yosef pretende traçar um panorama do presente da Oncologia, com olhos para o futuro, incluindo a potencial contribuição da convergência para o melhor entendimento da biologia dos tumores e como reverter em maiores taxas de sobrevida e qualidade de vida para o paciente oncológico.

Dentre os exemplos práticos da contribuição da convergência a química brasileira Lívia Eberlin, da University of Texas, falará como ela desenvolveu uma caneta que toca em um tecido tumoral e é capaz de identificar células cancerígenas em 10 segundos. Trata-se da MasSpec Pen que, conectada a um espectrômetro de massa, analisa a massa do tecido, como se tirasse a impressão digital do tumor. Seus resultados estão publicados na Science Translational Medicine, e ainda venceu um Prêmio da MacArthur Foundation.

Dentre os convidados internacionais confirmados estão a cirurgiã oncológica especializada em sarcomas e tumores abdominais, Sylvie Bonvalot e a biopatologista, especialista em genética molecular e celular em Oncologia, coordenadora de medicina diagnóstica e teranóstico e diretora do Departamento de Patologia, Anne Vincente-Salomon, ambas do Institute Curie (França); o biólogo, especialista em heterogeneidade tumoral e medicina de precisão do Mount Sinai Health System (EUA), Paz Polak; o cirurgião oncológico do departamento de Ginecologia do Chefarzt bei Marienhospital Bottrop (Alemanha), Hans-Christian Kolberg; o oncologista, especializado em tumores geniturinários, do City of Hope Comprehensive Cancer Center (EUA), Sumantha Pal e os também oncologistas geniturinários Phillippe Spiess, do Moffitt Cancer Center (EUA) e Eric Jonasch, do MD Anderson Cancer Center.

Parceiro do A.C.Camargo, o Princess Margaret Cancer Center, do Canadá, estará representado na programação por nomes como Tracy Mcgaha, cientista sênior focado em estudos sobre resposta imunológica do paciente oncológico; Thomas Kislinger, cientista sênior, bioquímico, focado em biologia tumoral, espectometria de massas e proteômica; Hanse He, cientista responsável pelo laboratório de regulação epigenética no desenvolvimento do câncer e Eitan Amir, oncologista clínico com atuação no desenvolvimento e avaliação da toxidade de medicamentos contra câncer de mama, com atuação em pesquisa clínica por meio de ensaios e metanálises. Alguns expoentes de países da América do Sul também estão entre os palestrantes, dentre eles o especialista em tumores urológicos, Ignácio Pablo Tobia e o cirurgião de tumores abdominais que falará sobre câncer de via biliar, Juan Pekolj, ambos do Hospital Italiano, da Argentina, assim como Francisco Lopes-Kostner, da Clínica Las Condes, do Chile, especializado em câncer colorretal.

Pre Annual Meeting: 16 de maio de 2019
Congresso: 17 e 18 de maio de 2019
Local: WTC Events
Endereço: Avenida das Nações Unidas, 12551. Brooklin Novo, São Paulo-SP
Inscrição de imprensa: moura.comunique@gmail.com

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP