Hospital Santa Izabel promove cuidado de saúde baseada em valor
21/05/2019

Projeto de gestão vem se firmando como tendência global

Ao implementar uma série de medidas de análise de performance e mensuração ampliada de resultados clínicos, o Hospital Santa Izabel vem registrando avanços em áreas estratégicas da assistência. Esse processo ganhou novo impulso agora com a participação da instituição no Programa de Desfechos Clínicos, uma iniciativa conjunta da Anahp (Associação Nacional dos Hospitais Privados) com a ICHOM (Internacional Consortium for Health Outcomes Measurement).

Treze hospitais brasileiros participam desse projeto, que monitora conjunto de padrões em Insuficiência Cardíaca e Acidente Vascular Cerebral. O objetivo é promover o cuidado de saúde baseada em valor.

A gestão baseada em valor vem se firmando como tendência global e é apontada por especialistas como importante base de sustentabilidade para as instituições hospitalares. O modelo preconiza que o valor é resultado da equação que divide o resultado para o paciente (envolvendo experiência do cuidado e qualidade do serviço) dividido pelo custo envolvido no tratamento para fornecer o desfecho.

A experiência positiva do Hospital Santa Izabel com o programa internacional foi mencionada pela ANAHP, durante a realização da ICHOM Conference 2019, que aconteceu no inicio deste mês em Roterdã, na Holanda. Na avaliação do superintendente de Saúde da Santa Casa da Bahia, Robério Almeida, integrar esse programa vai ao encontro da missão do Santa Izabel: oferecer assistência médico- hospitalar com excelência. “É uma iniciativa que também corrobora com a cultura de inovação e qualidade, que já faz parte do dia a dia da instituição”, afirmou.

A lógica do Programa, acrescenta Soraia Accioly, gerente de Qualidade do Hospital Santa Izabel, é que as instituições de saúde participantes entrem em benchmarking competitivo para ver quem entrega o melhor desfecho para o paciente/usuário, pelo menor custo. “Essa iniciativa traz também uma possibilidade de melhor diálogo com outros players do setor saúde, como por exemplo fontes pagadoras de saúde”, afirmou a especialista de Qualidade.

Sobre o Hospital Santa Izabel

Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel, hoje instalado no bairro de Nazaré, caracteriza-se pelo atendimento nas mais diversas especialidades, com destaque nas áreas de Cardiologia (reconhecido como centro de alta complexidade pelo Ministério da Saúde), oncologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria e neurologia. O Santa Izabel tem Acreditação com Excelênciaemitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. O Hospital Santa Izabel é uma das instituições que integram a Santa Casa da Bahia. Na área de saúde, também fazem parte da Santa Casa a Unidade Álvaro Lemos e a Casa de Saúde Solange Fraga.

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!