Com apenas quinze anos após sua fundação, a S.I.N. Implant System segue sua trajetória de expansão global. O CEO Felipe Leonard conta que em alguns países do mundo, a brasileira detém 50% de participação no mercado
Até o final de 2019, o mercado brasileiro de implantes dentários e componentes deve movimentar cerca de R$ 590 milhões. Desse total, a S.I.N. Implant System, uma das empresas que mais cresce no setor, responderá por 22% dos itens vendidos.
Já faz algum tempo que o brasileiro tem investido especialmente nos cuidados com os dentes. As campanhas de conscientização na área da odontologia alertam que, para além da estética, uma dentição bem cuidada é sinônimo de saúde e qualidade de vida. “A disseminação das informações sobre novas tecnologias a custos mais acessíveis são fatores que têm contribuído para ampliar o número de tratamentos na área da implantodontia”, explica Felipe Leonard, CEO e presidente da S.I.N.Implant System.
Hoje uma das líderes no ranking mundial, a S.I.N. Implant System está em fase de crescimento tanto lá fora como no Brasil. “É, certamente, um setor em franca expansão”, continua Leonard. “A técnica ganha maior visibilidade diante do contexto de que somos um País em desenvolvimento e com uma população que está envelhecendo rapidamente”, afirma ele.
“O segmento ainda tem muito para ser explorado: existem muitas pessoas que não conhecem as técnicas e benefícios da implantodontia ou não têm acesso a ela”, completa o CEO.
Leonard adianta alguns planos da empresa a curto prazo: “Queremos conquistar a Europa e a América Latina. Nessas áreas, o valor total do negócio de implantes supera os USD 1,3 bilhões. Nós temos participações bastante expressivas em vários mercados desses países, chegando a ter 5%, às vezes 10% e, em alguns desses locais chegamos próximos aos 50%.”
Mas, na avaliação do CEO da S.I.N. Implant System ainda há bastante espaço para o incremento da expansão global. “Considerando o volume geral de Europa e Estados Unidos, ainda temos potencial gigante de crescimento, já que o nosso market share não supera 1% do total. A isso deve se somar mais oportunidades em regiões onde ainda não estamos presentes, como África, Índia e Sudeste Asiático.”
A previsão de desenvolvimento do segmento, portanto, é enorme. “Estimamos crescer entre 20% e 30% no Brasil, e dobrar o nosso negócio em âmbito internacional”, afirma Leonard. “Nossa estratégia se baseia na qualidade dos produtos que fabricamos. Por isso, investimos muito em pesquisa e tecnologia”, explica o executivo.
Democratização dos implantes dentários
Há cerca de 20 anos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo), o implante custava cinco vezes mais do que hoje.
O valor está mais acessível ainda por conta dos tipos de materiais empregados. O preço final é ajustado com base neles e, também, nas características dos implantes.
No mercado global e diante da concorrência, o Brasil sai na frente em relação a players de outros países, por conta do grande desenvolvimento da Odontologia nacional, com excelentes profissionais. “O mercado brasileiro ocupa a segunda colocação em vendas de implantes no mundo, só perdendo para os Estados Unidos”, conta Leonard.
Números da perda de dentes no Brasil
Informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 39 milhões de pessoas no País usam próteses dentárias, sendo que uma em cada cinco dessas tem de 25 a 44 anos. Já aos 60 anos, 41,5% das pessoas já perderam todos os dentes. “Parte desse público é que irá se beneficiar, tanto do ponto de vista físico como do emocional, quando utiliza-se a tecnologia do implante na recuperação da dentição”, finaliza o presidente da S.I.N.
Sobre a S.I.N. Implant System: Com uma trajetória de conquistas apoiada nos princípios simplicidade, inovação e nanotecnologia, a S.I.N. Implant System está presente em 15 países, e já é referência global. A marca atua no mercado desde 2003, oferecendo as melhores linhas de implantes dentários do mundo, além de componentes protéticos. A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de implantodontia, utilizando, para isso, tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, que passam por rigoroso controle de processos. A excelência em qualidade dos produtos é garantida e comprovada por meio de certificações nacionais e internacionais.
O sonho de restaurar sorrisos, iniciado com a sra. Neide e o dr. Ariel Lenharo continua vivo. Em tempo: Ariel Lenharo foi o primeiro doutor em implantodontia do Estado de São Paulo, tendo também realizado sua pós-graduação nos Estados Unidos, no Pankey Institute. Neide e dr. Lenharo estiveram à frente da companhia até 2009, quando o controle acionário da S.I.N passou para o fundo de investimentos Southern Cross Group, equity firm líder e mais antigo dedicado ao mercado latino-americano, com mais de U$ 2,8 bilhões investidos em 38 empresas em todo o continente.