Hospital 9 de Julho é o único do mundo a receber certificação internacional em Transplante de Medula Óssea
12/06/2019

A certificação foi dada pela Joint Commission International (JCI), maior da área de saúde. A instituição possui a mesma certificação para todo o hospital por seguir padrões internacionais de qualidade e segurança.

São Paulo, 2019 – O Hospital 9 de Julho (H9J) é o único hospital do mundo a conquistar a certificação internacional pela Joint Commission International (JCI) em seu Programa de Cuidados Clínicos em Transplante de Medula Óssea (TMO). A JCI é a mais importante instituição acreditadora de qualidade e segurança em saúde do mundo.

Para obter a aprovação, o Dr. Celso Massumoto, onco-hematologista e coordenador do Programa no Hospital 9 de Julho, explica que é pré-requisito já ter a certificação JCI de em todo o hospital. Além disso, é preciso ter realizado, no decorrer de um ano, pelo menos 25 transplantes de medula óssea. Em 2018, apenas dois anos após inauguração, a área de TMO do H9J realizou 52 transplantes, quase um por semana.

“Isso mostra a competência do serviço de se organizar com equipe multidisciplinar altamente capacitada, e oferecer um atendimento que se equipara ao dos melhores hospitais no mundo” explica o Dr. Massumoto.

A equipe de auditoria da JCI avaliou, por exemplo, como são os cuidados com o paciente submetido ao transplante de medula óssea, desde a admissão no hospital, até o final do ciclo de 100 dias. “Desenvolvemos um fluxo que amarra todas as etapas de atendimento para esse período de tempo, o que chamamos de dia +100. O dia zero é quando ocorre a infusão da medula óssea” esclarece o médico.

Indicadores de excelência

Os índices de mortalidade e o de infecção hospitalar foram determinantes para a certificação. “Obtivemos um resultado muito superior à meta estipulada mundialmente para ambos os indicadores, lembrando que quanto menor o índice maior a segurança para o paciente. Estamos felizes por saber que prestamos um serviço de qualidade técnica e que é embalado pela nossa equipe, que vê na humanização do atendimento como uma das metas mais importantes”, diz o médico.

Com o selo, o Programa Clínico de TMO do H9J passa a ter a chancela que o iguala ao atendimento prestado por outras grandes instituições de saúde no mundo. “A certificação baliza as instituições com maior preparo. Isso reduz o risco de erros e mostra que todos os processos são seguros do ponto de vista assistencial”, conta.
Hospital acreditado

O Hospital 9 de Julho é acreditado pela JCI desde 2012, quando obteve o selo pela primeira vez. Depois foi reacreditado em 2015 e 2018, o que confirma que o hospital mantém processos de atendimento com padrão internacional e que garantem segurança aos pacientes.

Além do complexo hospitalar, o Centro de Medicina Especializada (CME), edifício que centraliza os atendimentos ambulatoriais, também é acreditado pela JCI. Essa certificação atesta que a instituição está entre os melhores hospitais do mundo e na vanguarda do atendimento de qualidade com a máxima segurança.

Sobre o Hospital 9 de Julho: fundado em 1955, em São Paulo, o Hospital 9 de Julho tornou-se referência em medicina de alta complexidade com destaque para as áreas de Neurologia, Oncologia, Onco-hematologia, Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva, Ortopedia, Urologia e Trauma. Possui um Centro de Medicina Especializada com atendimento em mais de 50 especialidades e 14 Centros de Referência: Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional; Rim e Diabetes; Cálculo Renal; Cardiologia; Oncologia; Gastroenterologia; Controle de Peso, Infusão, Medicina do Exercício e do Esporte; Reabilitação; Clínica da Mulher; Longevidade, Doenças Inflamatórias Intestinais (CDII) e Trauma. Com cerca de 2,5 mil colaboradores e seis mil médicos cadastrados, o complexo hospitalar possui 470 leitos, sendo 102 leitos nas Unidades de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico com capacidade para até 22 cirurgias simultâneas, inclusive com duas salas híbridas (com equipamento de Hemodinâmica e Ressonância Magnética) e três para robótica, incluindo a Sala Inteligente, que permite a realização de cirurgias em sequência.

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP