Boas práticas na gestão de pessoas: empresas promovem iniciativas para a saúde dos colaboradores
12/06/2019

Além de investir em inovações para o bem-estar dos colaboradores, como áreas de descompressão e happy hours durante o expediente, empresas vão além e adotam práticas para melhorar a saúde dos seus funcionários. A Dígitro Tecnologia, de Florianópolis, há mais de 40 anos desenvolvendo softwares para comunicação corporativa e inteligência, fez uma recente parceria com a Unimed Grande Florianópolis e instalou um consultório dentro da companhia. Semanalmente, os funcionários interessados podem receber um atendimento primário, de forma personalizada.

O consultório oferece atendimento na modalidade de Atenção Integral à Saúde, e conta com uma equipe especializada em Saúde da Família, composta por enfermeira e médico. Eles realizam investigação e mapeamento da condição de saúde do colaborador e o acompanhamento dos casos, além de dar outros tipos de orientações. De acordo com Carla Fernandes Garcia, da Gerência de Recursos Humanos da Dígitro, ter um consultório médico dentro da empresa facilita e estimula o colaborador a cuidar da sua saúde. E pontua alguns benefícios. “Contamos com um atendimento personalizado, com agendamento de consultas

e retornos de forma fácil e rápida e atendimento com hora marcada dentro da própria empresa, poupando o tempo do colaborador com deslocamentos de trânsito e esperas. Temos também a possibilidade de oferecer um atendimento pontual em situações de emergências, uma vez que existem horários na agenda para este tipo de demanda. Cabe destacar que os custos do serviço não são repassados ao colaborador”, explica Carla. É a segunda vez que a Unimed Grande Florianópolis promove a iniciativa em parceria com empresas locais. A primeira foi com a Softplan, companhia com 1,9 mil colaboradores e que está há 29 anos na região, desenvolvendo softwares para gestão nas áreas de justiça, gestão pública, saúde e indústria da construção.

Com menos de um mês de funcionamento, a iniciativa já traz bons resultados. De acordo com Francine Perpetua Rodrigues, desenvolvedora na Dígitro, um dos pontos positivos é a exclusividade. “Gostei muito do atendimento. A primeira consulta foi uma conversa, com questionamentos pertinentes ao meu quadro de saúde e ao histórico familiar, e explicações sobre o que estou sentido, relacionado aos meus hábitos. Isso me deixou feliz, pois mostra a empatia que possuem, tratando cada paciente como único”, ressalta. Já para Tatiana Paita, analista de service desk, a iniciativa foi essencial para um atendimento mais rápido. “Em 3 semanas consegui fazer a consulta/exames/retorno”, destaca Tatiana.

Avaliar a saúde na palma da mão — Esse é um dos benefícios de quem usa o aplicativo da GoGood, empresa de saúde corporativa. A plataforma promove, através de um sistema gamificado, a melhora da qualidade de vida dos usuários. Pela tela do celular é possível acompanhar os hábitos que mais impactam a sua saúde e receber apoio de nutricionistas, que podem avaliar diariamente o prato dos usuários. O sistema incentiva uma competição saudável entre colaboradores, que podem se dividir em times para somarem pontos na plataforma. O laboratório Pharlab é uma das organizações que utiliza o aplicativo e durante uma das campanhas chegou a registrar mais de 24 milhões de passos, 39 mil atividades físicas e mais de 10 milhões de pontos foram conquistados pelo time que, como recompensa, ajudou um idoso a pagar um tratamento dentário. “Hoje atuamos na prevenção dos problemas de saúde, principalmente os crônicos, como diabetes e hipertensão, onde o usuário pode ter uma grande melhora na sua qualidade de vida apenas com pequenas mudanças na sua rotina”, comenta Bruno Rodrigues, CEO da GoGood.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP