Conheça práticas que estão revolucionando a prevenção da saúde corporativa
15/07/2019

Somente ano passado, segundo o INSS, mais de 196 mil pessoas foram afastadas do trabalho por problemas de saúde. Algumas empresas já estão agindo para reverter esse quadro.

Investir em prevenção da saúde corporativa e incentivar os bons hábitos dos colaboradores é uma forte tendência das empresas. Segundo dados do INSS em 2018, foram concedidos mais de 196 mil benefícios a trabalhadores que precisaram ser afastados de suas atividades profissionais por problemas de saúde ocasionados diretamente pelo trabalho. Tentando mudar essa realidade, algumas empresas estão desenvolvendo novas políticas para recursos humanos, confira aqui as principais:

Engajamento para saúde corporativa

Gerar engajamento para práticas de prevenção é um grande desafio para muitas empresas, para isso a tecnologia pode ser uma excelente aliada. Aplicativos que propõem uma mudança de hábitos através de gamificação, como é o caso da solução oferecida pela GoGood, conseguem engajar um time inteiro. Foi assim com o laboratório Pharlab, que utilizou o aplicativo da GoGood para motivar a melhora de hábitos de seus colaboradores e promover ações sociais. Na empresa a equipe se dividiu em times e começou uma competição saudável que durou quatro meses. Nesse período foram registrados mais de 24 milhões de passos, 39 mil atividades foram contabilizadas e mais de 10 milhões de pontos conquistados pelo time no aplicativo que, como recompensa, ajudou um idoso a pagar um tratamento dentário. A empresa já realizou cinco campanhas, em um ano e meio de projeto, todas com objetivos sociais.

Comidas saudáveis à disposição

Oferecer opções saudáveis é uma maneira orgânica de incentivar uma alimentação melhor. A HostGator — provedora mundial de hospedagem de sites e outros serviços para presença online — pratica isso em sua rotina com os colaboradores. Toda quarta-feira, são oferecidos cerca de 70 quilos de frutas, como maçã, goiaba, uva, banana, morango, tangerina, pêra e outras frutas da época. Além das frutas, a empresa oferece espaço de descompressão com jogos, churrasqueira e cozinha completa para confraternizações, cantinho da soneca, salas de treinamento e chuveiros, entre outros benefícios para saúde corporativa.

Atividades escolhidas pelo colaborador

Quando a empresa tem uma estrutura maior, escolher qual ação implantar pode ser um desafio. A Involves, que desenvolve um software para gestão de trade marketing e que ficou em primeiro lugar no ranking estadual do GPTW entre as médias empresas, achou uma solução ideal para isso: um programa onde seus 170 colaboradores podem opinar sobre as atividades a que desejam ter acesso. A empresa oferece massagem, pilates, e laboral. Ana Paula Panichi, psicóloga da empresa, enfatiza que a opinião dos Involvidos, como os colaboradores são chamados, é levada em consideração na continuidade e implementação de novas práticas, por isso, a empresa tem um ambiente de trabalho agradável para seus funcionários.

Abrindo a empresa para pets

Algumas empresas oferecem um ambiente pet friendly, onde os colaboradores podem levar para o trabalho seus bichinhos de estimação. É o que acontece na Cheesecake Labs, empresa de Florianópolis que desenvolve aplicativos web e mobile e tem como principais clientes empresas do Vale do Silício. Os pets podem visitar a empresa todos os dias e conseguem deixar o ambiente mais descontraído para toda equipe. As práticas têm a intenção de estimular o bem-estar dos colaboradores dentro da empresa, uma vez que é o ambiente em que mais passam horas por dia.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP