Pela terceira vez consecutiva o BP Hospital Filantrópico recebe o Selo Sinasc
16/07/2019

Chancela reconhece a qualidade dos dados inseridos no Sistema de Informação Sobre Nascidos Vivos (Sinasc)

Pelo terceiro ano consecutivo o BP Hospital Filantrópico recebe o Selo Sinasc, oferecido pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo em reconhecimento pela qualidade dos dados inseridos no Sistema de Informação Sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e na Declaração de Nascido Vivo (DNV), importantes fontes de dados para a atuação do poder executivo no planejamento da rede de assistência à saúde de gestantes e recém-nascidos.

“Receber este selo atesta mais uma vez a qualidade do serviço prestado na nossa Maternidade e o nosso compromisso com a adoção das melhores práticas preconizadas pela literatura científica que melhoram o atendimento às gestantes e aos recém-nascidos”, informa Luiz Eduardo Loureiro Bettarello, diretor-executivo Médico e de Desenvolvimento Técnico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

DNV, um indicador de saúde pública

Com o objetivo de reunir informações relativas aos nascimentos ocorridos em todo o território nacional, a Declaração de Nascido Vivo (DNV) é um documento padronizado pelo Ministério da Saúde e que possui cerca de 41 variáveis como nome completo e idade do pai e da mãe do bebê, duração da gestação, peso do recém-nascido, local e tipo de nascimento (cesárea, normal ou fórceps).

Esse documento normalmente é preenchido pela equipe de enfermagem de hospitais e maternidades e, a partir dos dados coletados, é possível calcular indicadores de saúde pública como o percentual de partos cesarianas realizados no País. Além disso, o número de nascidos vivos também é utilizado como denominador para o cálculo da cobertura vacinal e os coeficientes de mortalidade infantil e materna.

Apesar do preenchimento da DNV ser obrigatório em todo o País, muitas instituições de saúde não o fazem ou o fazem incorretamente. Por isso, o selo é um estímulo para que as instituições paulistanas busquem o aprimoramento e a manutenção da qualidade do serviço público prestado à população.

Categoria ouro

Lançado em 2008, o Selo Sinasc tem duas categorias (ouro e prata) e visa premiar as instituições que alcançaram as metas nos três critérios de análise: cobertura, qualidade dos dados coletados e controle do uso dos formulários.

O parâmetro para que uma instituição receba o selo no padrão ouro é ter realizado a emissão completa e correta dos DNV no sistema em 100% dos casos, meta atingida pelo BP Hospital Filantrópico.

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP