Pioneiro na área, programa de treinamento do Hospital São Lucas Copacabana aponta mudanças de paradigma na enfermagem
30/07/2019

Ao contemplar enfermeiros e técnicos da equipe, iniciativa capacita funcionários para conhecimento múltiplo e integrado

Temos testemunhado diversas mudanças na relação da sociedade com o trabalho, e na área de saúde não é diferente. A hegemonia do conhecimento técnico tem começado a dar espaço a questões humanas, colocando tópicos como empatia e inteligência emocional em pauta. De olho nessas mudanças de paradigma, o Hospital São Lucas Copacabana estreou, recentemente, programas de treinamento para colaboradores de enfermagem. Os programas, denominados EnfSãoLucas e TecSãoLucas, compostos de cursos mensais opcionais, já contaram com duas edições, tendo contemplado, até o momento, mais de 500 colaboradores da área de enfermagem do hospital, com a proposta de uma formação ampla.

Segundo Noângela Santos do Nascimento, coordenadora da Área de Enfermagem do hospital, a ação é uma novidade no ramo e parte de um ponto de vista humanizado sobre a área de saúde. “O que nós vemos sempre em outras organizações é a oferta de programas educativos limitados a conhecimento técnico. Entendemos que o profissional de enfermagem, que tem a tarefa de cuidar de pessoas, é mais complexo do que isso e precisa de uma formação continuada que quebre essa barreira.”

“Diante do importante papel que a equipe de enfermagem desempenha na qualidade vital do cuidado, desenvolver esses profissionais não só em habilidades técnicas, mas também em competências não técnicas, como autoconhecimento, gestão de tempo, domínio comportamental e inteligência emocional, culminará numa assistência mais segura e completa. Na área de saúde, um programa de aperfeiçoamento com esse foco é uma iniciativa pioneira”, explica.

Seguindo a mesma proposta, o hospital celebrou, recentemente, a Semana de Enfermagem, com um evento que aconteceu dos dias 15 a 17 de maio, cujo tema foi “Eu Sou a Enfermagem Que Quero Ter”. Na ocasião, foram realizadas uma palestra sobre o papel do profissional ante a perspectiva do paciente, uma sessão de cinema para os funcionários de plantão e uma cerimônia de homenagem ao quadro de aposentados, além de uma caminhada beneficente na orla de Copacabana

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP