Hospital Santa Izabel conquista certificação internacional
20/08/2019

Acreditação Canadense orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança

Referência de boas práticas em qualidade e segurança do paciente, a Santa Casa da Bahia preencheu agora mais um capítulo de vitória em sua história, desta vez conquistando a certificação QMentum International Diamond do Hospital Santa Izabel (HSI).

A acreditação canadense é aplicada em mais de 30 países, orientando e monitorando os padrões de alta performance em qualidade e segurança, além de utilizar critérios validados mundialmente.

A cerimônia que oficializou a certificação aconteceu recentemente no auditório da instituição, com a presença dos gestores da Santa Casa, médicos, enfermeiros e demais colaboradores do hospital.

O Santa Izabel, que já possui o selo de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), agora recebe o certificado que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais.

O modelo da acreditação Qmentum International Diamond possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência.

De acordo com o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, a conquista do selo internacional reforça o compromisso da instituição em investir de forma contínua na adequação e melhoria dos processos internos do HSI, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

“É importante destacar que nosso trabalho cultural e social teve um diferencial nessa avaliação. Nem todo mundo tem esse patrimônio todo para mostrar. O patrimônio nosso não é simplesmente o patrimônio imobiliário e o dinheiro em caixa, mas é o patrimônio de uma cultura de 470 anos que a gente vem preservando, ampliando e aprimorando”, afirmou o provedor.

A líder da auditoria, Carla Pertrini explica que a instituição precisou enfrentar desafios ao longo de quase dois anos para cumprir com as metas e diretrizes da QMentum, mostrando parceria, transparência e maturidade capazes de aperfeiçoar continuamente os processos assistenciais.

“Identificamos a capacidade de investimento em tecnologia. Muitas vezes a dificuldade na gestão financeira deste tipo de serviço corrompe e não gera possibilidade de recursos para investir, incentivar ensino e pesquisa, trazer benefícios para a própria instituição. E aqui essa capacidade e eficiência na gestão financeira é fortíssima e precisa ser pontuada, valorizada”, argumentou a líder.

Outros quesitos destacados pela auditoria em sua avaliação, realizada entre os dias 24 e 26 de julho, foi o uso da filosofia Lean, o relacionamento com a comunidade parceira e a linha de cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio(IAM).A acreditação envolveu a melhoria de fluxo e um processo de educação, entendimento, integração e relacionamento entre as equipes profissionais.

Acreditações
A Santa Casa da Bahia, por demonstrar cultura organizacional de melhoria contínua na gestão, alcançou em 2015 uma das mais conceituadas certificações de qualidade de saúde do Brasil para o Hospital Santa Izabel, a acreditação com excelência – Nível 3, através da metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Em agosto de 2017, o pioneiro hospital foi nomeado como novo integrante QMentum International IQG. Para obter a certificação, o Hospital Santa Izabel passou por uma criteriosa avaliação, desde então.

“Estamos muito felizes com a capacidade e dedicação de nossos colaboradores para reforçar os padrões de qualidade e excelência na assistência à saúde e alcançar essa acreditação, que é tão relevante para o reconhecimento à eficiência da assistência prestada pelo Hospital Santa Izabel”, avaliou o diretor Técnico Assistencial da unidade, Ricardo Madureira.

Buscando superar-se a cada novo desafio, a entidade ampliou, este ano, os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Hospital Santa Izabel no primeiro hospital digital da Bahia.

A expectativa é conquistar ainda este ano outro selo de peso: o Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7, restrito a menos de sete hospitais brasileiros, considerada uma das mais importantes metodologias que auxiliam no processo de transformação digital de hospitais.

Reconhecido pelos ministérios da Educação e Saúde como Hospital de Ensino, o Santa Izabel completa este ano 126 anos no atual endereço no bairro de Nazaré, onde consolidou-se como centro de referência em atendimentos de alta complexidade, especialmente nas áreas de cardiologia, oncologia, otorrinolaringologia, ortopedia, pediatria e neurologia, dentre 39 especialidades.

Sobre o Hospital Santa Izabel
Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel, hoje instalado no bairro de Nazaré, caracteriza-se pelo atendimento nas mais diversas especialidades, com destaque nas áreas de Cardiologia (reconhecido como centro de alta complexidade pelo Ministério da Saúde), Oncologia, Ortopedia e Neurologia. O Santa Izabel tem Acreditação com Excelênciaemitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho.O Hospital Santa Izabel é uma das instituições que integram a Santa Casa da Bahia. Na área de saúde, também fazem parte da Santa Casa a Unidade Álvaro Lemos e a Casa de Saúde Solange Fraga. A Instituição ainda administra os Multicentros de Saúde Amaralina Dr. Adriano Pondé e Vale das Pedrinhas, o Hospital Municipal de Salvador, da Prefeitura Municipal de Salvador, e o Hospital Municipal de Catu.

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP