Benefícios da inteligência artificial na saúde
27/08/2019

A inteligência artificial (AI) tem revolucionado a forma como as organizações se relacionam com as pessoas, otimizam processos e geram resultados. Estima-se que, até 2025, o uso dessa tecnologia aplicada ao setor da saúde movimente mais de 34 bilhões de dólares, sempre impulsionado pelo desejo de automatizar tarefas-chaves e gerar insights, principalmente no gerenciamento de cuidados com a saúde.

A AI é um ramo da Ciência da Computação que visa o desenvolvimento de máquinas capazes de simular a habilidade humana de pensar e agir. O crescimento dessa tecnologia na área da saúde se deve ao suporte em tempo real e assertivo de tarefas como coleta e análise de dados dos pacientes, prevenção de doenças e diagnósticos precoces e orientação personalizada de tratamentos.

Além disso, os benefícios se estendem também à otimização de processos operacionais. Um exemplo é o registro eletrônico de prontuários médicos, que centraliza e analisa as informações do paciente, facilitando a tomada de decisões e diminuindo o tempo na organização desses documentos.

De acordo com dados do IDC, empresa global de inteligência de mercado, até 2021 cerca de 20% das organizações de saúde terão alcançado de 15 a 20% de ganhos de produtividade por meio da adoção da tecnologia artificial.

Exemplos de aplicações da inteligência artificial na saúde

  • Cirurgias com uso de robôs

  • Assistentes virtuais no atendimento a pacientes

  • Diagnósticos precisos por meio da análise de dados

  • Orientação assertiva de tratamentos e desenvolvimento de novos medicamentos

  • Predição de fatores de risco

  • Assistência automatizada de fluxo de trabalho

  • Detecção de fraudes

  • Triagens inteligentes

Inteligência artificial na jornada do paciente

jornada do paciente é o termo relacionado às experiências que uma pessoa vivencia quando busca cuidados médicos. O acompanhamento desse processo pelas empresas, com a ajuda da inteligência artificial, é fundamental para a obtenção de melhores resultados tanto na qualidade de vida do indivíduo quanto para a redução de custos.

Proxismed é pioneira em aliar a AI a processos humanizados na jornada do paciente. Por meio de uma plataforma omnichannel, que engloba recursos como chatbot e machine learning – ferramentas de inteligência artificial – a organização coleta, centraliza e analisa assertivamente todas as informações do paciente, contribuindo para a prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e qualidade de vida.

O chatbot é um software capaz de conversar com um paciente por texto ou áudio, de maneira humanizada. Essa ferramenta, que atua como um assistente virtual, agiliza a obtenção de respostas para dúvidas de saúde e até mesmo para a orientação de tratamentos.

Já o machine learning permite que o chatbot entenda o texto informado pelo paciente, antecipando dúvidas comuns e excluindo, muitas vezes, a necessidade de abertura de um chamado. As informações de saúde fornecidas pelos indivíduos nesses contatos são armazenadas para análises e atendimentos posteriores.

Outro ponto importante dessa plataforma oferecida pela Proxismed é a integração com serviços que cruzam dados e permitem mapear fatores de risco e analisar informações genéticas, possibilitando antecipar diagnósticos e adotar medidas preventivas.

A inteligência artificial representa uma verdadeira revolução na personalização da saúde e aproximação com os pacientes. Portanto, adequar-se à nova realidade é vital para a sustentação e crescimento de negócios em saúde.

Sobre o autor

Ron Seagull, CEO da Proxismed





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP