O futuro do mercado odontológico no Brasil
28/08/2019

Cerca de 20% de todos os dentistas do mundo se encontram no Brasil. São  aproximadamente 330 mil dentistas em solo brasileiro, sendo o país com o maior número de profissionais do segmento. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO) o setor odontológico faturou mais de R$ 38 bilhões nos últimos anos. O mercado tende a se manter aquecido, uma vez que um estudo conduzido pelo CFO mostra que para cada 10 brasileiros, 9 acreditam ser muito importante ir ao dentista com regularidade. Quais conclusões podemos tirar disso?

Em primeiro lugar, fica evidente o potencial do mercado para aqueles que desejam empreender e trazer soluções inovadoras no setor. Isso é um dos principais motivos pelo qual começamos a perceber como grandes empresas e investidores estão cada vez mais interessados e ativos no mercado.

Esse é um mercado tradicionalmente analógico, dependente da habilidade manual dos profissionais e com muita resistência para a  entrada de novas tecnologias que começa a vivenciar o movimento de transformação digital de equipamentos e processos. Esse movimento passa a exigir dos profissionais do setor uma mudança de mindset para que estes possam se manter relevantes no mercado.

Apesar da digitalização estar em uma fase inicial e apenas 1% do mercado estar digitalizado, em estudos realizados por empresas do setor mais de 50% dos profissionais responderam ter interesse em investir em tecnologia dentro de seus consultórios e laboratórios nos próximos 2 anos. Isso nos leva a crer que o mercado pode crescer ainda mais e de forma consistente.

Os profissionais do setor precisam ficar atentos pois, apesar de inúmeras oportunidades, a competição também se tornará ainda mais acirrada. Como, conforme mencionei,  estamos no país com o maior número de dentista do mundo se diferenciar será palavra chave nos próximos anos, e aqueles que não estiverem atualizados e por dentro das rápidas mudanças tecnológicas do setor poderão ficar de fora desta onda de prosperidade.

Vale lembrar que, como em qualquer processo evolutivo, o profissional que adota a tecnologia em seu dia a dia passa pela curva de aprendizado, momento em que seu desempenho apresenta um declínio. No entanto, rapidamente depois de assimilado, os aprendizados levam o profissional a resultados mais expressivos.

As novas tecnologias e soluções digitais terão que superar uma grande barreira no setor: a informalidade que é uma das principais responsáveis por dificultar que empresas prosperem neste ambiente. Outro ponto de atenção é a pirataria de softwares, outro problema que os órgãos controladores estão tendo que combater já que estas atividades ilegais impedem que empresas internacionais aumentem seus investimentos no país. Vale salientar que tanto a informalidade dos profissionais e empresas do setor e a pirataria são atividades que infringem a lei e pode levar seus executores a penas severas e até mesmo à prisão.

É indiscutível que a tecnologia irá transformar o mercado odontológico nos próximos anos, trazendo velocidade, produtividade e qualidade. A forma como fazemos diagnósticos, as ferramentas para planejamento de tratamentos, os instrumentais para atendimento, os materiais de insumo, os maquinários de produção e até mesmo a forma de se comercializar dentro do setor odontológico serão totalmente diferentes do que estamos acostumados hoje em dia.

Os profissionais que estão tendo a coragem de investir nesta mudança agora poderão tirar muito proveito disso, oferecendo aos seus clientes uma experiência muito melhor, aumentando as chances de indicações novos clientes e com a recorrência dos clientes antigos garantida, pontos chaves para a prosperidade para qualquer negócio.

E você, em que momento se encontra? Dar um primeiro passo já é uma grande mudança em direção à evolução!

Sobre o autor

Luis Calicchio é dentista com mais de 15 anos de experiência, CEO e fundador da UDlab, primeira odontotech do Brasil.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP