Hospital Brasil inaugura unidade de transplante de medula óssea
03/09/2019

Nova ala terá leitos equipados com os mais modernos recursos de monitoramento de pacientes e atenderá demanda do Grande ABC

O Hospital e Maternidade Brasil da Rede D’Or em Santo André, vai inaugurar sua Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO) no dia 3 de setembro. Pioneiro na região, o novo serviço proporcionará aos pacientes da região do Grande ABC uma estrutura completa no tratamento de doenças hematológicas.

A unidade de TMO, localizada no último andar, possui 4 leitos e dispõe de um sistema de filtro especial de pressão positiva do ar (além de filtrar, não permite a entrada do ar externo) nos quartos e nos corredores. A medida tem o objetivo de proteger os pacientes, que ficam com a imunidade comprometida com o procedimento. O Hospital construiu uma área voltada à fisioterapia e à reabilitação dos transplantados.

“Com esta área de circulação de ar protegida, o paciente vai poder sair dos quartos para atividades, ele não ficará confinado. O tempo de internação é longo e isso tem grande importância para a reabilitação”, explica a hematologista Andreza Feitosa Ribeiro, coordenadora do Serviço de Medula Óssea do Hospital Brasil. Ainda
segunda a coordenadora, a unidade de Transplante de Medula Óssea conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.

“Com a inauguração da unidade de TMO no Hospital Brasil passamos a oferecer para todo o ABC uma cobertura ampla de um atendimento de referência, terciário e complexo para um maior número de pacientes. Teremos a Rede D’Or cada vez mais próxima do cliente”, afirma Eduardo Magalhães Rego, coordenador de Hematologia
na Oncologia D’Or.

O Transplante de Medula Óssea (TMO) é indicado para pacientes com determinados tipos de câncer e outras doenças graves que comprometem a produção de componentes do sangue. Ele pode ser autólogo (a medula vem do próprio paciente) ou alogênico (a medula é fornecida por um doador). Inicialmente, o serviço do Hospital Brasil atenderá casos autólogos e terá capacidade de realizar entre 15 a 20 transplantes ao ano, para tratamentos de linfoma e mieloma múltiplo. “Mas a unidade já está apta a transplantes feitos com doadores, que será o próximo
passo”, completa Andreza Feitosa Ribeiro.

Para a coordenadora de Hematologia dos hospitais da Rede D’Or no ABC, Profa. Davimar Borducchi, a região do ABC ganha com a chegada de uma equipe capaz de executar com maestria o transplante de medula óssea. “Estamos prontos para dar aos nossos pacientes um atendimento personalizado e completo, sem que eles tenham necessidade de deslocamento para dar continuidade ao tratamento hematológico”, diz Davimar.

Sobre o Hospital e Maternidade Brasil

Adquirido pela Rede D’Or São Luiz desde 2010, o Hospital e Maternidade Brasil é referência em assistência hospitalar com alto padrão de qualidade em Santo André e região. Conta com 350 leitos, 17 salas cirúrgicas, cirurgia robótica, um completo Centro Médico, centro de diagnósticos, clínica Oncologia D’Or, centro cardiológico e pronto atendimento adulto e infantil. Além disso, a Maternidade Brasil que possui 44 leitos distribuídos em um único andar, do berçário central à UTI Neonatal. Com serviços oferecidos desde a internação, a Maternidade coloca à disposição o que há de mais moderno em cuidados para a saúde da mãe e do bebê.

Sobre a Rede D’Or São Luiz

Fundada em 1977, no Rio de Janeiro, a Rede D’Or São Luiz é a maior rede de hospitais privados do Brasil com presença no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão e Bahia. O grupo opera com 39 hospitais, sendo 38 próprios e um hospital sob gestão. Possui 6 mil leitos operacionais e 6,6 mil leitos totais, e tem planos de chegar a 8,1 mil leitos em 5 anos. São, ao todo, 44,1 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados, que realizam cerca de 3,69 milhões de atendimentos de emergência, 220,5 mil cirurgias, 32,3 mil partos e 477 mil internações por ano, além de 4 mil cirurgias robóticas em três anos do início deste novo serviço. A Rede D’Or São Luiz também conta com a Oncologia D’Or e Onco Star, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico em sete estados brasileiros.

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP