Hospital Anchieta sedia palestras da Central Estadual de Transplantes sobre doação de órgãos
24/09/2019

Celebrando o Setembro Verde, a Instituição é uma das que sediará o evento do governo do Distrito Federal e tem o objetivo de conscientizar e promover a campanha de doação

O Setembro Verde é o mês dedicado às campanhas de conscientização da importância da doação de órgãos. O Brasil tem hoje o maior sistema público de transplantes do mundo, com cerca de 96% dos procedimentos e cirurgias realizados com recursos públicos.

Mas, há lista de espera para transplantes no Distrito Federal. Hoje, 932 pessoas aguardam, sendo 26 por um coração, 39 para fígado, 556 um rim e 311 córnea. Por isso, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por meio da Central Estadual de Transplantes (CET), promove o maior evento para doação de órgãos do país, durante o Setembro Verde, e o Hospital Anchieta vai participar sediando um dia inteiro de palestras.

No dia 26 de setembro, véspera do Dia Nacional da Doação de Órgão, o Anchieta receberá um ciclo de palestras gratuitas onde temas como “O desempenho do Distrito Federal perante o cenário nacional e “O cenário de atuação profissional tanto no serviço público, quanto no privado”, serão abordados. O evento é aberto a profissionais, colaboradores e pacientes e será realizado no Auditório I, do subsolo do Centro de Excelência, nos horários: 9h30, 15h30, 19h30.

As palestras estão sendo realizadas em hospitais públicos e privados, operadoras de planos de saúde e instituições de ensino superior. “O objetivo é informar, esclarecer e subsidiar a população para a tomada de decisão em se tornar doadora de órgãos e tecidos”, frisa o organizador do evento e gestor do Núcleo de Distribuição de Órgãos e Tecidos da Secretaria de Saúde, Anderson Galante.

Doação de órgãos

Quando a morte cerebral acontece há perda irreversível das funções vitais que mantêm a vida, como a perda de atividade cerebral e da capacidade de respirar. O indivíduo pode ser um potencial doador de córneas, rins, fígado, coração, pulmão, pâncreas entre outros órgãos e tecidos. Os órgãos são retirados e utilizados para transplante. Ou seja, um único doador pode salvar cerca de oito vidas.

Os pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante, pela rede pública de saúde. Os órgãos e tecidos que podem ser doados após a morte são: rim, pulmão, coração, válvulas cardíacas, fígado, córnea, ossos, pele, pâncreas e intestino.

No Distrito Federal, são realizados transplantes de coração, fígado, rins e córneas de doadores falecidos. Também são feitos transplantes de medula óssea. Os procedimentos, pela rede pública, ocorrem no Hospital de Base, Hospital Universitário de Brasília (HUB) e Instituto de Cardiologia do DF (ICDF).

Temas a serem abordados

O Sistema Brasileiro de Transplantes e sua hierarquização;
O desempenho do Distrito Federal perante o cenário nacional;
A faceta multiprofissional e multidisciplinar envolvida nas fases pré-transplante e pós-transplante;
O cenário de atuação profissional tanto no serviço público, quanto no privado;
Como se tornar um doador de órgãos no Brasil.

Palestrantes

Manhã e tarde: Marcelo Balieiro, enfermeiro e gestor do Núcleo de Relacionamento Inter hospitalar da Central Estadual de Transplantes.

Noite: Anderson Galante, enfermeiro, especialista em gestão do Sistema Brasileiro de Transplantes pelo Hospital Albert Einstein e gestor do Núcleo de Distribuição de Órgãos e Tecidos da Central Estadual de Transplantes.

Serviço

Palestras da Central Estadual de Transplantes sobre doação de órgãos
Local: Auditório I, do subsolo do Centro de Excelência, do Hospital Anchieta
Horário: às 9h30, 15h30, 19h30

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP