Hospital Alemão Oswaldo Cruz inaugura Centro de Inovação e Educação em Saúde
02/10/2019

Localizado na Avenida Paulista, Centro vai abrigar startups, laboratório de ciência de dados e oferecerá soluções ao mercado de saúde

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz inaugurou na última quarta-feira (25/9) seu Centro de Inovação e Educação em Saúde, que irá abrigar uma incubadora e aceleradora de startups, laboratório de ciência de dados e uma ampla estrutura para treinamento de profissionais da saúde, com plataformas inovadoras e tecnologia de ponta. O projeto, que marca a celebração dos 122 anos da Instituição, comemorados no dia 26 de setembro, coloca o Hospital na disputa pelo mercado digital da saúde. Na área de gestão de dados, o projeto terá parceria da Oracle, que pela primeira vez na história se alia a um hospital nas Américas para desenvolver projetos de análise e modelagem de dados.

Com um time dedicado o laboratório contará com profissionais do Hospital, da Oracle, e de parceiros como a Phillips, Medtronic, Macrosul, Linet, faculdade de tecnologia FIAP, dentre outros, que irão elaborar estudos e modelagem de dados nas áreas de gestão de saúde populacional, pesquisa científica e gestão na área da saúde. A unidade vai atender a demandas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, planos de saúde e laboratórios farmacêuticos e outras organizações.

O projeto também vai abrigar startups na área da saúde, que inicialmente serão selecionadas a partir da participação do Hospital no programa Startups Connected, da Câmara Brasil-Alemanha, que tem como objetivo fomentar a conexão entre micro e grandes empresas, além da criação de novas soluções em conjunto. O Centro também irá acelerar startups de saúde que já estejam desenvolvendo projetos no mercado voltados ao setor. Dependendo do estágio de cada projeto, elas serão aceleradas no Centro ou poderão receber investimentos para alavancagem dos projetos.

O Hospital pretende auxiliar as startups na captação de recursos junto a instituições de fomento à pesquisa e poderá investir recursos próprios, considerando a fase de maturação e da solução apresentada. Projetos baseados em inteligência artificial também serão abrigados no Laboratório de Ciências de Dados em Saúde, que já está trabalhando em soluções para as áreas de radiologia e segurança do paciente.

Com investimentos de R$10 milhões em instalações físicas, infraestrutura, capacitação e contratação de pessoal, o Centro, localizado na Avenida Paulista, importante polo econômico do país, ocupa uma área de 800 m² e faz parte do ciclo de investimentos do planejamento estratégico da Instituição no pilar Inovação, Pesquisa e Educação, com o objetivo de incorporar novos conceitos e práticas, fomentar o desenvolvimento de soluções, criar novos produtos, além de contribuir para a formação e o aperfeiçoamento profissional de toda a cadeia do setor da saúde.

“Atuar de forma pioneira, estimulando o desenvolvimento da medicina e da saúde está no DNA do Hospital. O Centro de Inovação pretende ser protagonista neste mercado que passa por constantes transformações. Os projetos e soluções desenvolvidas pelo time de profissionais do Centro têm como principal objetivo contribuir para a melhoria da saúde da população”, afirma Paulo Vasconcellos Bastian, CEO do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Educação Digital
O Centro abriga ainda a Unidade de Educação Digital, espaço para a produção de conteúdo do próprio Hospital, para atender projetos desenvolvidos em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e também para suprir às necessidades do mercado na busca por conteúdos didáticos de qualidade na área da educação médica continuada. Os laboratórios de habilidades médicas e multidisciplinares do Centro irão possibilitar a conexão de médicos, pesquisadores e equipes assistenciais ao universo da inovação empreendedora. Estes laboratórios estão equipados com computadores com ampla capacidade de processamento gráfico e óculos de realidade virtual, leito de UTI modelo para treinamento de uso de equipamentos e bonecos de simulação.

Todo esse aparato é direcionado ao treinamento e desenvolvimento de soluções educacionais, permitindo ao Centro de Inovação e Educação em Saúde oferecer ao mercado de saúde pacotes de treinamentos em ambiente de realidade virtual para procedimentos como endoscopia, broncoscopia e radiologia, por exemplo. Desta forma é possível proporcionar uma intimidade maior do profissional com a metodologia e de forma rápida, segura, intuitiva e imersiva transmitir conhecimento àqueles que receberão os treinamentos.

“Entendemos que uma forma de ampliar a capilaridade de atuação do Hospital é compartilhar experiência que posiciona o Hospital como um dos melhores da América Latina. Com a inauguração do Centro ampliaremos a nossa capacidade de disseminar conteúdo educacional dinâmico, interativo, usando recursos de infografia, games, talk-shows e podcasts, para os diversos públicos internos e externos do Hospital”, afirma Kenneth Almeida, superintendente de Inovação, Pesquisa, Educação e Transformação Digital da Instituição.

Impressão 3D e educação médica
Ainda no ritmo dos investimentos em educação, o Centro contará com ilhas de impressão 3D de modelos médicos. São três impressoras focadas no treinamento prático da formação médica e no planejamento cirúrgico. Com essa tecnologia é possível criar modelos anatômicos para a educação continuada dos profissionais da saúde.

Com a abertura do Centro de Inovação e Educação em Saúde o Hospital Alemão Oswaldo Cruz dobra o número de pós-graduações e amplia o número de cursos de residência médica. A partir de 2020 serão ofertados mais 10 cursos de pós-graduação e quatro de Residência Médica, complementando as ofertas atuais do Hospital. “O braço educacional do Hospital já é muito forte e reconhecido. A ampliação desta fortaleza da Instituição permite promovermos o diálogo com nossos stakeholders, trocando e agregando conhecimento”, afirma Almeida.

Centro Internacional de Pesquisa
Completando o projeto de ampliação da atuação da Instituição no pilar Inovação, Pesquisa e Educação, o Hospital iniciou as atividades, no mês passado, do Centro Internacional de Pesquisa, comandado pelo cardiologista e pesquisador Dr. Álvaro Avezum, um dos especialistas mais renomados da área no mundo. Esse Centro tem como propósito fomentar pesquisas de relevância para a saúde da população brasileira e mundial, incluindo estudos mecanísticos, epidemiológicos, clínicos, de implementação do conhecimento, avaliação de tecnologias em saúde, avaliação econômica e revisões sistemáticas.

Também estão previstas iniciativas em colaboração com o Governo Federal por meio do Ministério da Saúde, além de parcerias com a indústria farmacêutica, agências de fomento e instituições acadêmicas internacionais, como o Instituto de Pesquisa em Saúde Populacional da Universidade de McMaster, no Canadá.


Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Fundado por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com atuação de referência em serviços de alta complexidade e ênfase nas especialidades de oncologia e doenças digestivas, em 2019 a Instituição completou 122 anos. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) — principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 3.900 médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos cinco hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP