Planos de Saúdes com hospitais próprios são uma boa?
21/10/2019

Procurar planos de saúde não é uma tarefa simples. São muitas opções, muitas informações, sempre alguma coisa passa despercebida. E, sem saber, perdemos a oportunidade de conhecer alternativas mais acessíveis para o bolso. Entre elas, está o plano de saúde com hospital próprio. 

Já ouviu falar dessa alternativa, certo? Mas… Será que ela vale a pena? Nós vamos explicar a você o que é, quais são as vantagens e desvantagens de se aderir a esse plano. 

 

O que é um Plano de Saúde com hospital próprio?

O próprio nome já revela: um plano de saúde com hospital próprio é um tipo de planos que garante atendimento no hospital próprio da operadora contratada. Mas, é claro: muitas seguradoras de saúde oferecem vários hospitais ao cliente, o que podemos chamar de rede própria. 

Hospitais, neste caso, fazem parte de um dos serviços da rede própria. Laboratórios e centro de exames são outras assistências que podem estar previstas na rede própria.  

Quais são as vantagens do Plano de Saúde com hospital próprio?

O plano de saúde com hospital próprio proporciona certos benefícios ao cliente, vamos a eles:

Atendimento de urgência e emergência

Como falamos de um hospital próprio, o atendimento de urgência e emergência é diferenciado. Nesses casos, o paciente ganha prioridade no atendimento, podendo ser transportado pela ambulância com equipe médica, evitando maiores demoras. 

As operadoras de saúde disponibilizam toda a infraestrutura necessária para as situações de internação, garantindo uma maior segurança e rapidez ao paciente. 

Consultas e exames

Aqui, depende do plano de saúde a ser escolhido por você. O plano garante consultas e exames no hospital próprio da operadora? Se a resposta for sim, é mais uma vantagem. 

Consultas e exames poderão ser realizados com uma maior comodidade. Normalmente contam com profissionais especializados e sem o problema da longa demora para o agendamento, situação um tanto comum no SUS. 

Conforto

Talvez, este seja o principal ponto a favor do plano de saúde com hospital próprio. Ao adquirir um plano desse tipo, o paciente usufrui de acomodações de ótimo nível. Além disso, têm o acesso facilitado no pronto-socorro, além do atendimento ser personalizado e ágil. 

A qualidade, importante destacar, é outro fator. Não é só na infraestrutura, mas também no corpo médico, geralmente com vários profissionais de diferentes especialidades. 

Preço

O preço costuma chamar a atenção para quem escolhe o plano de saúde com hospital próprio. Em geral, costumam ser acessíveis. Seria chover no molhado ao dizer que os valores variam conforme a operadora, a idade, a inflação e, claro, o plano a ser escolhido. 

Tudo isso precisa ser levado em conta. Ms, pelo menos, o preço não pesa tanto no bolso se comparado a outros planos. 

E quais são as desvantagens do Plano de Saúde com Hospital próprio?

Ausência de opções ao cliente

Ao oferecer um plano de saúde com hospital próprio, o cliente precisa utilizar somente os hospitais disponibilizados pelo plano. Fica restringida a opção da escolha em outros hospitais por parte do usuário. 

Neste caso, vale ficar atento se os hospitais do plano não ficam muito distantes da residência do cliente quando for fechar o plano. 

Diminuição da rede credenciada

Com os hospitais próprios, diminui-se a rede credenciada de hospitais, clínicas e médicos. O leque menor de opções interfere onde não há hospitais próprios da operadora espalhados em outras cidades/regiões do país. 

Ou seja, dependerá das operadoras para adquirir novos hospitais, visto que a alternativa da rede credenciada não seria utilizada. 

Lembrando: muitos hospitais ainda utilizam as redes credenciadas, embora o número esteja diminuindo em detrimento do crescimento de planos de saúdes com hospitais próprios.

 

O Plano de Saúde com hospital próprio é melhor que os outros planos?

É preciso dizer que a escolha do melhor plano de saúde deve ser uma opção pessoal. O plano a ser adquirido necessita estar de acordo com as necessidades, localidade e condições do cliente. 

Porém, enquanto ocorre um crescimento da rede própria, não há como negar os benefícios e facilidades que o plano de saúde com hospital próprio oferece ao consumidor. 

Para avaliar, depende bastante do que você busca em um plano de saúde. Gostaria de um plano com maior abrangência, que consiga atingir todo o país? Ou quer algo voltado para o estado e/ou município? Pois isso altera os valores e, sobretudo, descobre se o plano com hospital próprio seria o ideal para você. 

Conheça quais os hospitais próprios estarão próximos à você e, a partir disso, poderá ter uma noção mais exata se o plano encaixa com o que procura. 

Como alternativas, existem também os planos hospitalaresambulatorial e referencial

 

A carência é diferente no Plano de Saúde com hospitais próprios?

Depende. Existe um tempo máximo de carência exigido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para determinadas situações, como os casos de urgência, que precisam de 24h após a contratação do plano. 

Na verdade, são as operadoras de saúde que definem os períodos de carência para os seus pacientes. Isso desde que não ultrapassem o limite de tempo máximo pedido pela ANS. 

Com saúde, não podemos brincar. Fique atento ao melhor plano de saúde para você e sua família e pesquise sobre os hospitais próprios oferecidos pelos planos de saúde! Muitas vezes, o valor pode não ser tão caro como você imagina. 

Fonte: Bidu




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP