SUS: 115 residências terapêuticas serão implantadas no Brasil
25/10/2019

Objetivo do Ministério da Saúde é melhorar o atendimento para pessoas com transtornos e dependência química.

Os serviços são moradias que cuidam de pacientes com transtornos mentais, incluindo usuários de álcool e outras drogas.

O Ministério da Saúde anunciou na quarta-feira (23) que aplicará R$ 2,3 milhões na implantação de 115 Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) em Saúde Mental, também conhecido como residências terapêuticas, em 19 municípios de sete estados (AL/ MA/ PA/ PE/ RJ/ RS/ SP). Serão repassados, em parcela única, R$ 20 mil de incentivo financeiro para cada unidade.

Os serviços são moradias que cuidam de pacientes com transtornos mentais, incluindo usuários de álcool e outras drogas, que tiveram alta de internações psiquiátricas, mas não têm suporte financeiro, social ou laços familiares que permitam a reinserção social.

Segundo o Ministério da Saúde, essas moradias têm como objetivo o convívio social, a reabilitação psicossocial e o resgate da cidadania do paciente. Cada serviço residencial deve estar vinculado a uma equipe de saúde mental de referência que dará o suporte técnico profissional necessário, como também a uma unidade de Atenção Primária.O país atualmente conta com 633 residências terapêuticas.





Obrigado por comentar!
Erro!