Hospital São Vicente de Paulo inaugura Centro Avançado de Oncologia no Rio de Janeiro
28/10/2019

Novo espaço oferece tratamento integral a pacientes com câncer em um mesmo lugar

Receber um diagnóstico de câncer pode trazer uma série de questionamentos para muitos pacientes. Por onde começar o tratamento? Será necessário fazer radioterapia ou quimioterapia? O cabelo vai cair? Há chance de recidiva? Essas são algumas das principais dúvidas de quem descobre que tem a doença. A possibilidade de um tratamento integrado completo, realizado no mesmo local e pela mesma equipe assistencial, pode ajudar a garantir a confiança necessária nesse momento tão delicado da vida. Essa é a proposta do Centro Avançado de Oncologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) que acaba de ser inaugurado no Rio de Janeiro.

O novo serviço está instalado em um prédio histórico de três andares, que faz parte do complexo hospitalar do HSVP e que foi totalmente reformado e modernizado para o atendimento exclusivo a pacientes oncológicos. Lá, o paciente com câncer tem acesso ao diagnóstico e tratamento integral da doença, desde a primeira consulta ambulatorial até procedimentos como quimioterapia sistêmica por via periférica ou cateter, quimioterapia intraperitoneal, intravesical, por medicação subcutânea, intramuscular e intratecal e quimioembolização.

Além disso, especialidades como mastologia oncológica, cirurgia reparadora e oncológica, radioablação, radioterapia/IMRT e anatomia patológica estão disponíveis no hospital, evitando a necessidade do paciente com câncer ter que procurar esses serviços em outras unidades. A estrutura do Centro Cirúrgico, da Internação e da Unidade de Terapia Intensiva do HSVP e a oferta de exames de imagem e diagnósticos, como tomografia computadorizada, ressonância magnética, endoscopia, colonoscopia e biópsias funcionam de forma integrada e também podem ser utilizados pelos pacientes do Centro Avançado de Oncologia.

“Ter um serviço integrado possibilita que os médicos possam discutir o caso de cada paciente de forma multidisciplinar, resultando em uma maior objetividade e ganho de tempo, fatores fundamentais para muitos casos de câncer. Para o paciente, o grande benefício é não precisar se deslocar para outros centros de saúde para realizar cada etapa do tratamento”, ressalta o coordenador da Oncohematologia do HSVP, Décio Lerner.

O Centro Avançado de Oncologia conta com novíssimos consultórios e mobiliário, inclusive poltronas específicas para o tratamento quimioterápico, e acesso facilitado por rampas, além de elevadores e banheiros acessíveis para portadores de necessidades especiais. Tudo isso aliado aos mais importantes princípios do atendimento humanizado, marca registrada do HSVP.

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!