Aplicativo é ferramenta para atendimento emergencial e terapias online com psicólogos
30/10/2019

Problemas emocionais são intensificados no ambiente de trabalho e devem ser tratados com sensibilidade dentro da empresa

O Brasil é líder mundial no número de pessoas com algum tipo de transtorno de ansiedade. Elas representam cerca de 9% da população brasileira, conforme divulgação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, se analisadas as questões relacionadas ao ambiente profissional, a taxa é ainda mais preocupante. De acordo com o International Stress Management Association (Isma – Brasil), 90% dos trabalhadores apresentam algum sintoma de ansiedade.

Para enfrentar este problema, a tecnologia tem sido um recurso bastante eficaz, pois o maior desafio das empresas, depois de adotar uma cultura focada na saúde, é o de engajar os colaboradores a terem essa preocupação. Além disso, existem outras barreiras que estão relacionadas às questões geográficas e os custos de tratamento.

“Por mais que hoje o acesso a tratamentos psicológicos seja mais facilitado, a concentração de profissionais continua sendo maior nos centros urbanos. Isso dificulta o acesso de quem reside em município menores. Sem mencionar o fato de que o custo de um tratamento psicológico ainda é elevado, o que acaba restringindo o atendimento em muitos casos”. avalia Julyana Andrade Vieira, diretora da Implus Care – empresa do Grupo Implus – especializada em programas corporativos de saúde e prevenção.

Pensando em melhorar o acesso do colaborador a recursos de saúde, a Implus Care desenvolveu o aplicativo NetCare. “A ideia foi trazer uma plataforma em que o colaborador tenha acesso facilitado a diversos tipos de atendimento, desde a possibilidade de um acompanhamento nutricional, até consultas online com psicólogo”, explica a diretora.

No caso da orientação psicológica, o aplicativo oferece dois tipos de atendimentos. Um acontece via 0800 e outro por vídeo chamada. “A premissa é ofertar ao usuário acesso a canais de atendimento, seja para momentos de crise ou para um tratamento continuado de psicoterapia”, conta Julyana.

Atendimento por 0800 – No teleatendimento psicológico, o acesso do usuário é ilimitado e pode ser feito em situações emergenciais. Nesse atendimento, a equipe de saúde vai seguir os protocolos de acordo com o tipo de problema descrito, auxiliando a pessoa a superar a crise. Dependendo da situação, poderá ser acionado um atendimento mais direcionado e indicado um tratamento psicológico contínuo dentro da própria plataforma.

Consulta online por videochamada – No caso da consulta por videochamada, a ferramenta disponibiliza um filtro de psicólogos. A busca pode ser feita conforme a especialidade de atendimento do profissional, seja para acompanhamento de problemas pessoais, familiares ou relacionados ao trabalho. Podem ser agendadas até quatro consultas por mês, mas sem limitador de sessões, ou seja, se o tratamento se estender por meses, o indivíduo não terá que arcar com despesa particular, como acontece no caso de atendimento por plano de saúde, por exemplo. Os horários também são mais flexíveis do que o expediente convencional de consultório, pois os psicólogos atendem em qualquer horário do dia ou da noite.

Todos esses serviços são realizados sem custo para os usuários que têm acesso ao NetCare e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Psicologia. O importante, enfatiza Julyana, é estimular a busca por apoio psicológico. “É preciso ter consciência de que os problemas emocionais podem ter um impacto bastante negativo na vida do colaborador, o que também vai comprometer o seu desempenho como profissional”, lembra.

Pressão profissional

Vale lembrar que os problemas emocionais também podem estar relacionados a questões particulares, mas que os fatores profissionais, como pressão por resultados, carga de trabalho exaustiva e estresse por excesso de demandas, são recorrentes nesse tipo de problema. “Por isso, é importante que as empresas tenham a preocupação de verificar como está a saúde emocional do colaborador, disponibilizando recursos que possam contribuir para o bem-estar e a qualidade de vida deles”, analisa Julyana.

Entretanto, essa preocupação deve ser diferenciada no sentido de prevenir os agravos emocionais. “Muitas situações que acabam desencadeando casos de depressão, síndrome de burnout ou, até mesmo, problemas relacionados ao consumo de álcool e drogas, poderiam ser evitadas, se a empresa investisse num programa preventivo de saúde emocional”, observa a diretora.

Sobre a Implus Care

A Implus Care reúne a experiência da Ciel Corretora de Benefícios e da Influence, que faz a gestão de programas corporativos de saúde. Com a sinergia das duas empresas, o Grupo Implus entendeu que poderia oferecer alguns desses programas dentro de um mix de serviços já prestados pela corretora de benefícios.

A Implus Care também trabalha com ferramentas como a análise de risco epidemiológico (screening) da base de colaboradores e dependentes. Assim, consegue estratificar as necessidades e criar programas específicos para cada um dos públicos de uma empresa. O Núcleo de Atenção Primária e programas como o de atenção materna e o de combate ao tabagismo também fazem parte do portfólio da empresa.





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