Hospital Santa Izabel conquista certificação digital internacional
31/10/2019

O Hospital Santa Izabel acaba de conquistar a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornar o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia, considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

Um desses investimentos é considerado um marco na transformação tecnológica do Santa Izabel e envolveu a implantação da checagem eletrônica de medicamentos à beira leito com uso de Personal Digital Assistants (PDAs) e carros móveis com notebooks. O processo amparado pelo uso de dispositivos e sistemas com capacidade de impedir erros e apoiar decisões, desde a prescrição médica até a leitura da pulseira do paciente e do código de barras do medicamento, é considerado pelos especialistas parte fundamental de um processo que envolve maior segurança assistencial.

“Estamos sempre investindo em tecnologia da informação e capacitação profissional para qualificar e tornar ainda mais segura a assistência prestada ao paciente do Hospital Santa Izabel”, afirma o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes.

Os profissionais que prestam assistência direta aos pacientes também destacam os resultados positivos oriundos das iniciativas digitais. “Agora estamos fazendo de forma muito mais eficaz e ágil a tão almejada dupla checagem na administração do medicamento ao paciente”, diz a enfermeira Rajaná Itaparica, coordenadora do Ponto-Atendimento do Hospital Santa Izabel.

O gerente de Tecnologia da Informação da Santa Casa, Carlos Nestor Passos, acrescenta que os investimentos tecnológicos, voltados à eliminação do uso do papel no ambiente hospitalar, envolveu a capacitação dos profissionais que atuam na assistência. “Esse processo é considerado vital para melhorar a experiência do paciente e garantir mais segurança nos processos”, afirma.

Sobre o Hospital Santa Izabel

Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel, hoje instalado no bairro de Nazaré, caracteriza-se pelo atendimento nas mais diversas especialidades, com destaque nas áreas de Cardiologia (reconhecido como centro de alta complexidade pelo Ministério da Saúde), Oncologia, Ortopedia e Neurologia. O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. Além disso, o HSI também possui a certificação QMentum International Diamond, acreditação canadense aplicada em mais de 30 países, orientando e monitorando os padrões de alta performance em qualidade e segurança, além de utilizar critérios validados mundialmente. O Hospital Santa Izabel é uma das instituições que integram a Santa Casa da Bahia. Na área de saúde, também fazem parte da Santa Casa a Unidade Álvaro Lemos e a Casa de Saúde Solange Fraga. A Instituição ainda administra os Multicentros de Saúde Amaralina Dr. Adriano Pondé e Vale das Pedrinhas, o Hospital Municipal de Salvador, da Prefeitura Municipal de Salvador, e o Hospital Municipal de Catu.

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP