Votação da Anvisa é adiada: confira os obstáculos e tendências de mercado para regulamentação da Cannabis medicinal
05/11/2019

LIDE FUTURO promove debate que inclui cannatech, empreendedorismo e entraves legais em um mercado estigmatizado e promissor

No dia 18 de outubro, o Museu da Imagem e Som (MIS) recebeu nova edição do LIDE FUTURO DEBATE, intitulado Cannabusiness: potencial nacional e segmentos de negócios, que trouxe reflexões sobre desafios, oportunidades e movimentos estratégicos de mercado do composto da Cannabis Sativa no Brasil e no Mundo, o canabidiol (CBD).

Com mediação de Ricardo Amorim, autor do blog CannabiZ, espaço dedicado ao mercado da Cannabis legal no site da revista Veja, e Valéria França, jornalista responsável pelo blog Cannabis Inc. , da Folha de S. Paulo, que discute o mercado de cannabis, suas movimentações e players, o evento reuniu palestrantes, como Mara Gabrilli, usuária legal de medicamentos à base de canabidiol e defensora da regulamentação pró liberação, Marcelo Galvão, CEO e fundador da CanTera, Caio Abreu, CEO da Entourage Phytolab, Caroline Heinz, vice-presidente da Hempmeds Brasil, José Bacellar, CEO e sócio-fundador da VerdeMed, Cassiano Teixeira, diretor executivo da Abrace Esperança, e Arthur Arsuffi, advogado da Reis, Souza, Takeishi & Arsuffi .

A Senadora Mara Gabrilli demonstrou-se otimista quanto ao cenário de regulamentação da Cannabis, processo que enxerga como inevitável, e enfatizou a importância de promover discussões relevantes à sociedade para o progresso de resoluções consideradas urgentes.

Caroline Heinz, vice-presidente da HempMeds Brasil, considera que o país não está progredindo tanto quanto os demais no que chama de “corrente verde”. A executiva foi enfática ao demonstrar como a oportunidade de trazer saúde à população também poderia contribuir para a economia e abrir espaço para o potencial de exportação industrial de cânhamo, capaz de substituir o plástico.

Já o advogado Arthur Arsuffi considerou a possibilidade de que o debate no Congresso tire o empenho da regulação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de temer a postergação das votações até que se expire o mandato de William Dib, presidente da organização, até então propulsor da medida regulatória.

Para José Bacellar, CEO da Verdemed, “é fundamental para o avanço da cannabis medicinal no Brasil que o CDB deixe de ser considerado droga controlada”. Ele também destacou a criação, no Canadá, da Associação Latino-Americana da Cannabis.

Para o CEO da OnixCann | CanTera, Marcelo Galvão, há um potencial do hemp – ou cânhamo – do Brasil ter o melhor preço do mercado, já que pode ser fruto de rotação de cultura em regiões como o Mato Grosso, por exemplo, no lugar de algodão e milho.

Caio Abreu, CEO da Entourage, completa alegando que a empresa se empenha no desenvolvimento da ciência brasileira e que, em parceria com universidades, investirá em pesquisa com o objetivo de fornecer produtos acessíveis e de boa qualidade, podendo reduzir os custos de tratamentos que alcançam os R$ 5 mil mensais para apenas R$ 50.

Já Cassiano Teixeira, diretor da Abrace Esperança – organização sem fins lucrativos que presta apoio a famílias que necessitam do tratamento com Cannabis medicinal, além de realizar pesquisas com pacientes que a utilizam como alternativa de tratamento – abordou a trajetória da entidade que produz remédios para mais de 2 mil pessoas. Teixeira evidenciou a necessidade de priorizar a empatia pelos pacientes, não o dinheiro que será gerado pela regulamentação.

O evento reuniu 140 participantes, entre eles jornalistas, especialistas, empresários e filiados do grupo.

Sobre o LIDE FUTURO


Criado em 2012, o LIDE FUTURO é uma spin-off do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e tem como missão gerar conexões relevantes, que proporcionem oportunidades de negócios e fomentem o conhecimento empresarial entre jovens lideranças. Com um total de 1.000 filiados, o grupo é formado por pessoas físicas que estão transformando e impactando os seus mercados com novos modelos de atuação, novas tecnologias e negócios disruptivos. Atuante em diversos estados do país, é responsável por oferecer palestras, workshops e encontros com os principais líderes do mercado nacional e internacional, buscando uma troca de vivências efetiva e enriquecedora.




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP