Em busca de eficiência, hospitais e clínicas dinamizam suas rotinas com PACS 100% web
07/11/2019

O acesso prático e rápido às informações do paciente, de modo confiável e seguro, é uma das premissas mais almejadas pelos gestores de instituições de saúde que buscam estar à frente na corrida pelo mercado. Dentre infinitos dados, a acessibilidade de exames diagnósticos por imagem do paciente desponta como um importante fator a ser considerado na gestão que almeja a tão aclamada Saúde 4.0.

Neste cenário, a incorporação da imagem médica na nuvem passa a ser um diferencial necessário tanto para gestão do hospital, devido à praticidade e segurança, como também para o paciente, pois reduz a chance de extravio ou perda dos exames e, consequentemente, evita-se a necessidade de repeti-los.

Foi pensando em todos os benefícios oferecidos pelo o armazenamento de imagens na nuvem, que o Hospital Adventista de São Paulo recorreu à solução Dr. Nuvem, da Dr. TIS. Segundo Fábio de Carvalho, então CIO da Instituição, o grande diferencial da plataforma é exatamente a possibilidade de processar imagens em servidores robustos na web.

Com o Dr. Nuvem, as imagens diagnósticas podem ser carregadas de duas formas: manualmente pelo software ou enviadas diretamente dos equipamentos de radiografia pré-configurados. Assim, as imagens ficam armazenadas na nuvem e disponível para a visualização médica.

Conforme explica Carvalho, com o Dr. Nuvem é possível obter um armazenamento infinito de imagem, pois por ser uma solução escalável em nuvem, não é necessário a Instituição investir em storage e em servidores de armazenamento. “Afinal, como tudo é em nuvem, é possível economizamos e muito nesse quesito. Nós tínhamos, por exemplo, um orçamento de cerca de R$ 100 mil para comprar servidores e storages de armazenamento, e com o Dr. Nuvem conseguimos economizar este montante.”

O CIO pontua ainda que com essa solução todas as atualizações são efetuadas por padrão, sem interromper o sistema, o que confere mais agilidade no processo de laudo e de imagens.

A segurança também é outro fator que não poderia faltar na análise de Carvalho. O executivo considera a solução “100% segura”, uma vez que essa tarefa não compete ao Hospital nem ao Dr. Nuvem, mas sim à Amazon, onde a plataforma de nuvem está hospedada.

Carvalho salienta ainda como grande diferencial poder contar com um centro de pesquisa que, através da inteligência artificial, auxilia a equipe do Hospital a prever e a laudar os exames. “Com isso temos laudos mais assertivos, com uma acurácia muito melhor”, pontua.

Outra instituição que adotou as soluções de PACS 100% web foi o Grupo Hospitalar Vida’s, para o gerente de TI do Grupo, Adilson Simplício, o Software Dr. Nuvem possibilita a troca de informações entre os médicos da instituição on-line. Dados e os históricos dos pacientes não se perdem, tornando todo o processo de decisão mais rápido e assertivo.

Essa troca de informações entre os profissionais envolvidos no cuidado do paciente, é fundamental para que ele seja bem assistido pela instituição com rapidez e exatidão, pois os exames, quando realizados, vão direto para a nuvem e o médico pode fazer o estudo, laudar e prescrever o tratamento com total segurança e agilidade.

O Dr. Nuvem também dispõe de um portal de resultados, onde paciente pode acessar seus exames de qualquer lugar, inclusive em um possível retorno ao médico de outra instituição.

Simplício, também faz questão de salientar que “após entrada do sistema na instituição, foi possível realizar investimentos em outros processos de melhorias, já que economizamos 70% com impressão de exames, servidores locais, manutenção e storage, finaliza ele.

 

Conheça mais sobre a Dr. TIS e suas soluções 100% na web: drtis.com.br | contato@drtis.com.br | 11- 9.9671-9753





Obrigado por comentar!
Erro!