Dasa une operações com rede de hospitais Ímpar
08/11/2019
Líder em medicina diagnóstica com cerca de 800 laboratórios no país, a Dasa se uniu à Ímpar, segunda maior rede hospitalar, dona do 9 de Julho, em São Paulo, e do São Lucas, no Rio. Ambas as empresas pertencem à família Bueno.
 
Para estruturar a transação, foi criada uma holding que terá as duas empresas de saúde sob seu guarda-chuva e um valor de mercado estimado em R$ 29 bilhões. No ano passado, o faturamento combinado de Dasa e Ímpar foi de R$ 7,1 bilhões.
 
A nova companhia ficará sob responsabilidade de Pedro Bueno que, até então, compartilhava a presidência da Dasa com Carlos de Barros. Este continuará na liderança da rede de medicina diagnóstica e Paulo Curi também permanecerá como CEO da Ímpar.
 
Com a integração da rede de medicina diagnóstica com hospitais, a família Bueno investe numa das principais tendências do setor de saúde: acompanhar o paciente desde o começo do seu tratamento até o pós-alta. A Dasa vem apostando fortemente em exames genéticos, que possibilitam um tratamento mais assertivo, e orientação médica para seus pacientes. “Trata-se de um primeiro movimento para atuarmos de forma coordenada e integrada como um agente da transformação do setor de saúde”, disse Dulce Pugliese de Godoy Bueno, acionista controladora das empresas.
 
Ao se juntar à Dasa, que é uma companhia de capital aberto, a Ímpar terá acesso ao mercado de capitais, podendo captar recursos financeiros com melhores taxas. Também passa a ter uma alavancagem de dívida menor ao fazer parte de um grupo maior.
 
Questionado sobre o poder de negociação do novo grupo com as operadoras de planos de saúde, Pedro observou que essa não foi a finalidade da integração. “Nosso objetivo não é ter um tamanho maior para ganhar podere de barganha”, disse. “Queremos trazer para o mercado mais soluções com foco no desfecho clínico”, complementou. Os laboratórios da Dasa e os hospitais da Ímpar já trabalham com modelos de remuneração que contemplam valores fixos por procedimento, adicionada de um variável conforme o resultado do tratamento. Hoje, o modelo de pagamento que prevalece no mercado é o chamado “fee for service” (conta aberta), mas há uma pressão crescente para que seja substituído.
 
“As duas empresas já tinham orientações parecidas, mas com a integração fica mais fácil fazer esse alinhamento estratégico”, disse Pedro. A união das companhias possibilitará aos funcionários ter um plano de carreira maior porque pode haver migração entre as duas empresas.
 
A Ímpar tem 5 hospitais: 9 de Julho e Santa Paula em São Paulo; São Lucas e CHN no Rio; e Hospital Águas Claras no Distrito Federal. Juntos têm 1,8 mil leitos. Já a Dasa é dona de 40 marcas de laboratórios como Delboni Auriemo, Lavoisier, Alta Excelência, Salomão Zoppi, Sérgio Franco, CDPI, Lâmina, Bronstein, Frischmann, que fazem 250 milhões de exames por ano.
 
 
Fonte: Valor




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP