Casos de miopia crescem com uso de celulares e computadores
11/11/2019

OMS aponta alteração ocular como epidemia e prevê um terço da população com o problema.

No mesmo compasso do avanço da tecnologia digital, cresce o número de casos de miopia nas crianças e nos adolescentes. O uso desenfreado das telas, entre smartphones, computadores e tablets, tem contribuído de forma indireta para o aumento da população míope, segundo os médicos especialistas.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) aponta a miopia como a epidemia do século e prevê que, no próximo ano, cerca de 35% da população esteja sofrendo com o problema de visão. Em 2050, o número de casos pode alcançar 52%.

Estudo do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) afirma que ao menos 2 milhões de casos de pacientes diagnosticados com miopia por ano são registrados no país.

Até pouco tempo, o chamado distúrbio de refração que prejudica a visão de longe era visto como problema exclusivamente genético, o que mudou nos últimos anos para a comunidade científica e acadêmica.

“É fato e não fake. O uso excessivo dos aparelhos eletrônicos induz ao aumento de casos de miopia no público infantil”, afirma o oftalmologista João Sobreira de Mora Neto, diretor na APM (Associação Paulista de Medicina).

O longo tempo em frente de telas provoca o que os médicos, tecnicamente, chamam de esforço de acomodação. Popularmente, pode ser definido como uma falsa miopia, ou seja, sintomas de visão embaçada para longe, após horas seguidas forçando a vista com imagens próximas.

“Se uma criança usar o tablet o dia todo, quando chegar no início da noite, ela terá uma miopia induzida. No dia seguinte, porém, a visão voltará ao normal”, explica o oftalmologista Omar Assal, do Hospital Cema, localizado no Belém (zona leste).

Assal alerta de que, no entanto, esse excesso de uso acumulado por dias e por horas seguidas de uma ferramenta tecnológica pode desenvolver uma miopia de fato ou até problemas futuros na retina.

O oftalmologista Mora Neto alerta de que o uso das telas deve ser moderado para não prejudicar a visão da criança, idade em que o erro refrativo costuma ocorrer. “A diminuição tem de ser drástica. Criança tem de brincar ao ar livre e no campo”, afirma o médico.

Luz azul da tela pode piorar a visão de idoso, diz especialista

No caso da saúde ocular da população idosa, o problema está na luz azul que as telas dos eletrônicos transmitem, além das lâmpadas fluorescentes e LED, extremamente prejudiciais à retina.

Usar o celular ou o tablet no escuro pode até piorar a situação por tornar a luz mais intensa aos olhos. Por isso, os médicos não recomendam o uso dos eletrônicos nessa condição.

O oftalmologista Omar Assal, do Hospital Cema, recomenda ao público da terceira idade o consumo de vitaminas especiais e lentes apropriadas para proteção da vista, quando for usar os eletrônicos.

Para evitar esse efeito nocivo, a dica é usar protetores de tela especiais no computador e até mesmo óculos que filtram a luz azul.

Vale lembrar que a luz também é emitida pelo sol.

Os idosos são os mais afetados por problemas visuais, principalmente com o passar dos anos. O oftalmologista João Sobreira de Mora Neto, da Associação Paulista de Medicina, alerta sobre a importância de consulta anual com o especialista. À medida em que o corpo envelhece, a visão segue o mesmo caminho.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP