Como a Dentalis alcançou 36% do mercado nacional
13/11/2019

A Dentalis é uma empresa brasileira de softwares odontológicos. Conta hoje com 17 mil clientes em sua base e celebra a marca de 36% do mercado nacional conquistado. Conversamos com o CEO e fundador, Sergio Aronis, sobre a história e o desenvolvimento da marca.

Engenheiro de formação, Sérgio teve seu primeiro contato em 1986 com o desenvolvimento de softwares e se encantou com o mundo da tecnologia e informatização. Quando começou a empreender, voltou-se pra área de engenharia. Mas em 1996 receberam uma proposta para desenvolverem um produto para a odontologia e assim nasceu a Dentalis. “Fomos a primeira empresa que surgiu nessa área”, felicita o CEO e completa “fomos a primeira a lançar um SaaS (software-as-a-service) e ele é totalmente online há 8 anos”.

Inicialmente o foco era clínico, como um prontuário eletrônico. “Nosso primeiro foco foi trazer o odontograma para uma linguagem eletrônica”, explica Sérgio. Com o passar dos anos a preocupação dos clientes passou a ser gestão dos negócios e ferramentas de CRM (Customer Relationship Management), assim o produto foi se moldando às necessidades da época.

Atuando no segmento de franquias, expandiram também para as clínicas médicas populares. Outro público são as clínicas de faculdades de odontologia. ?O mercado de rede própria para dentistas é o que mais cresce segundo o CEO e é onde o foco de investimento da Dentalis se encontra hoje.

Em 2012, lançaram um aplicativo para os pacientes localizarem os dentistas da Dentalis próximos por geolocalização. O mesmo será relançado agora em novembro com outras funcionalidades como por exemplo push notification com aviso de consulta para diminuir absenteísmos, consulta às formas de pagamento, além de ser um meio de comunicação entre a clínica e o paciente. “O aplicativo é um novo produto. Não precisa ser cliente do software de gestão para utilizá-lo” explica Sérgio. ?

Em 2017, a fintech FitBank propôs uma parceria com a plataforma fazendo com que o software funcione hoje praticamente como um banco para as clínicas clientes, que podem, por exemplo, adicionar contas a pagar, recebimentos e gerar boletos. ?Em 2018, Sérgio conta que foram transacionados mais de R$ 458 milhões dentro da plataforma.

Outra integração da Dentalis é com a startup QuickCheck, uma ferramenta que sugere condições de parcelamento. Com a análise de crédito, o paciente recebe uma graduação de risco de inadimplência e a plataforma sugere assim a porcentagem necessária de entrada no pagamento do tratamento bem como em quantas parcelas será mais seguro tanto para o cliente quanto para a clínica. “O mercado de saúde ainda não está acostumado com a análise de crédito. Isso vem mais do mercado de varejo. Mas é uma tendência” afirma o CEO. Isso garante a segurança para o dentista e o acesso para o paciente.





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