Aumento de doenças renais demanda expansão de clínicas e investimentos no setor, aponta estudo da TCP Partners
25/11/2019

Para atender pacientes em tratamento, serão necessárias 1.371 unidades de diálises em 2030, um aumento de 75,5% em relação ao número de 2018

O aumento de doenças renais e a busca por tratamentos exigirão investimentos no setor de nefrologia. Segundo estudo da TCP Partners, para suportar o crescimento do número de pacientes, serão necessárias 1.371 unidades de diálises em 2030, o que representa expansão de 75,5% em relação ao número de 2018, que é de 781 clínicas.

“O Brasil vai experimentar aumento de doenças renais semelhante ao ocorrido em países que tiveram envelhecimento da população, como Japão e EUA. O mercado de saúde passa por um forte processo de consolidação e expansão. Operações de fusões e aquisições de clínicas de diálise vão continuar em alta”, comenta o economista e sócio da TCP, Ricardo Jacomassi.

Com o crescimento do número de pacientes, é esperada uma sobrecarga do sistema público de saúde. A população idosa no país deve aumentar em cerca de 76% até 2030, aponta o IBGE. Entretanto, a renda média do brasileiro não evoluirá na mesma velocidade. O Brasil continuará sendo um país de renda média, o que deixará para o setor público uma participação relevante nos tratamentos renais advindos do envelhecimento da população.

Em 2030, a previsão é que 216 mil pessoas estejam em tratamento dialítico no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2017 foram gastos R$2,5 bilhões no setor público com diálise. Em 2030, as estimativas da TCP indicam gastos da ordem de R$7,8 bilhões. Os planos de saúde privados também atenderão a demanda, respondendo por 27% das fontes pagadoras de tratamentos de diálise em 2030.

Ricardo Jacomassi destaca que o segmento de nefrologia terá um aumento de investimentos e desenvolvimento de inovações tecnológicas nos próximos anos. Entre as tendências do setor, a TCP aponta a automatização e robotização; aplicação de Big Data e Inteligência Arti?cial; consolidação da cadeia de insumos; e consolidação das clínicas regionais e locais.

Sobre a TCP Partners

TCP é uma empresa de investimentos e gestão fundada em 2008, especializada em Fusões e Aquisições, Reestruturação Operacional e Financeira, Soluções em TI & Automação e Captação de Recursos. A sede está localizada em São Paulo, com presença em 18 estados do Brasil. Possui cobertura global através da BTGGA, com 182 escritórios ao redor do mundo.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP