Mudança do clima elevará gastos com saúde, diz a OMS
04/12/2019

Proteger a saúde pública dos impactos da mudança do clima é mais urgente do que nunca, indica um relatório divulgado nesta terça-feira (3) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na conferência do clima de Madri, a CoP 25.

A maneira como os países estão lidando com os impactos da mudança do clima na saúde são causa de preocupação para a entidade.

“A mudança do clima não só está impulsionando a conta que as futuras gerações terão que pagar, mas é um preço que as pessoas estão pagando agora, em sua própria saúde”, diz Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da OMS.

“Mais de 7 milhões de pessoas morrem prematuramente todos os anos, no mundo, por doenças relacionadas à poluição do ar, uma condição que se relaciona à mudança do clima”, disse Maria Neira, diretora do departamento de Meio Ambiente, Clima e Saúde da OMS.

“É como se a população de Madri fosse impactada, todos os anos, pelo aumento da temperatura”, lembrou Diarmid Campbell-Lendrum, da OMS.

A entidade divulgou uma nova pesquisa feita em 2017 e 2018 para entender como os países estão lidando com a mudança do clima e quais as maiores dificuldades.

Foram 101 países a participarem do diagnóstico em todas as regiões, sendo 33 mais ricos, 30 de renda média e 27 mais vulneráveis.

A metade dos países disse ter planos nacionais ou estratégias para lidar com os problemas que a mudança do clima na saúde e que vão desde o aumento de casos de malária, cólera e dengue pela proliferação de mosquitos, como mortes por ondas de calor ou doenças respiratórias.

A falta de recursos financeiros é a maior barreira para que os países mais vulneráveis enfrentem o desafio. Mais de 75% dos países que responderam à pesquisa da OMS alegam falta de informação para acessar os recursos financeiros
disponíveis.

“Os países estão cada vez mais vulneráveis e não recebem os recursos necessários para proteger a saúde da população”, seguiu Campbell-Lendrum.

*A jornalista viajou à CoP 25 a convite do Instituto Clima e Sociedade (iCS)

Fonte: Valor




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP