Progressos contra o câncer em 2020
20/12/2019

Avanços significativos incentivaram a criação de serviços hospitalares especializados

Há mais de 20 anos, avanços significativos no tratamento do câncer incentivaram a criação de serviços especializados em hospitais e, também, a formação de novas gerações de médicos especializados em oncologia.
Câncer é o nome comum a doenças inter-relacionadas que atingem órgãos diferentes, mas com as características comuns de que suas células se multiplicam sem parar, podendo alcançar outros órgãos. Atinge milhares de pessoas em todo o mundo.

Mais recentemente, progressos nesta área incentivaram uma abordagem promissora para a área em 2020 e próximos anos.

É a medicina de precisão no tratamento do câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, que faz parte dos Institutos Nacionais de Saúde e se dedica a pesquisas nessa área.

Os especialistas do instituto explicam que um doente de câncer recebe atualmente o mesmo tratamento que outros com o mesmo tipo e estágio da doença.

Entretanto, ele pode responder de forma diferente à terapêutica. Ao estudar porque ocorriam essa diferenças, as pesquisas concluíram pela presença de alterações genéticas no tumor dos pacientes.

Essas diferenças detectadas pelos testes genéticos determinam o tipo de tratamento, denominado “medicina de precisão”.

A esperança para os próximos anos é que a medicina de precisão será ajustada para cada tipo de câncer de cada paciente.

Como os testes genéticos irão decidir a qual tipo de tratamento o tumor é mais susceptível, irá possivelmente reduzir o custo do tratamento.

Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

 





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP