Dasa lança command center para gerar valor aos pacientes
29/01/2020

Centro integrado foi inspirado em modelos de aviação, transporte e de hospitais americanos e recebeu investimentos de R$ 5 milhões

Com foco na melhoria de processos e eficiência operacional a Dasa, líder brasileira em medicina diagnóstica e maior empresa da América Latina, cria o Núcleo de Operações e Controle (NOC)  que gera indicadores e informações que auxiliam as tomadas de decisões para melhorar a experiência do paciente, antecipando soluções de forma rápida e eficiente, e os processos de gestão da operação de diagnóstico por imagem.

“Com gestão de indicadores e governança de dados próprios gerados por meio de ferramentas de AnalyticsArtificial Intelligence e Machine Learning, o NOC faz a gestão de conhecimento e de dados para embasar a tomada de decisão, com foco no desenvolvimento de planos de ação mais rápidos para os problemas operacionais que afetam nossos pacientes”, explica Emerson Gasparetto, vice-presidente da área médica da Dasa.

Com atuação integrada de sistemas e centralização de indicadores e processos, o NOC faz o monitoramento de KPIs, gestão de capacidade produtiva, de performance de sistemas, de equipamentos; além de promover a sinergia entre áreas médica e de operações. “Indicadores de qualidade médica e dos laudos, satisfação do paciente, no show, atrasos em agendas, na realização ou entrega de resultado dos exames são monitorados em tempo real, com plano de ação para tratativa”, completa Leonardo Vedolin, diretor médico da Dasa.

O projeto foi lançado como um piloto em 2018 e depois de 12 meses de resultados consistentes uma nova área de 400 m2 foi criada, dentro do Delboni Itaim, para ampliar o escopo do projeto para todas as regiões do Brasil e unidades na Argentina. O NOC atua com equipe interdisciplinar das áreas de tecnologia, engenharias clínica, de produção e de gestão, inteligência de negócios e, com interface com atendimento ao cliente, entre outras áreas.

Destaque: Cases NOC

  1. Redução de 20% nas pendencias de exames de ressonância magnética, reduzindo o tempo total de realização e retirada de exames de imagem;
  2. Redirecionamento de equipamentos ociosos para unidades com demanda reprimida, ampliando em 15% as agendas disponíveis nos Laboratórios Delboni e Lavoisier;
  3. Controle de no show nos agendamentos digitais – redução de 15% no show de exames de imagem agendados por via digital;
  4. Redução do número de atraso em entrega de resultado de exames: de tomografia e ressonância magnética para menos de 0,5%;




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